Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Media e Comunicação para o Desenvolvimento

Apresentação

Esta UC integra o conhecimento e a experiência acululados por um amplo leque de disciplinas nas questões do Desenvolvimento e da Comunicação para o Desenvolvimento (Economia e História Económica, Ciência Política e Relações Internacionais, Teorias da Comunicação e da Cultura, a par do Jornalismo e das Tecnologias). Por isso requer uma abordagem sistemática aos elementos fundamentais de cada uma destas áreas de estudo, com o propósito de dotar os estudantes de uma visão geral e crítica dos problemas em causa. Uma tal visão ampla constitui, aliás, um contributo importante para a futura escolha, pelos estudantes, dos respetivos temas de investigação doutoral. Deste modo, o programa tripartido (1. Teoria da Comunicação, 2. Questões do Desenvolvimento e 3. A junção de ambas num campo específico e unificado de estudos -Comunicação para o Desenvolvimento e Jornalismo para o Desenvolvimento) preenche os requisitos para tornar válido o contributo da UC para o programa geral de estudo doutoral.

Curso

Comunicação e Ativismos

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 7,5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP1963-22469

Disciplinas complementares recomendadas

Espaço Público, Mobilizações e Ativismos

Metodologias de Investigação e Participativas

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Elementos básicos em Teoria da Comunicação

1.1. Praxis Comunicacional e Estudos em Comunicação

1.2. Jornalismo e Comunicação em Massa

2.  Desenvolvimento: Conceito e Ideologia

2.1. Crescimento Económico Ilimitado e Finitude de Recursos

2.2. Marcos na história moderna do Desenvolvimento

2.3. O conflito Norte-Sul e a Geopolítica da Guerra-Fria

2.4. A mecânica do Subdesenvolvimento

3. Abordagens em Comunicação para o Desenvolvimento

3.1. As funções sociais da comunicação em processos e projetos de desenvolvimento

3.2. Jornalismo para o Desenvolvimento

3.3. Mudança do Comportamento Social

3.4. Capacitação e Empoderamento de comunidades vulneráveis e sem voz

4. O estado da Arte da Comunicação para o Desenvolvimento

4.1. Investigação e práticas

4.2. Etnocentrismo, supremacia cultural, pós-colonialismo e relações de poder

4.3. As grandes questões e os grandes desafios da Comunicação para o Desenvolvimento

4.4. Perspetivas conceptuais e de atuação para o futuro da Comunicação para o Desenvolvimento  

Objetivos

Os estudantes deverão:

. Adquirir noções essenciais acerca das questões comunicacionais e respetiva pesquisa académica.

. Adquirir uma noção de conjunto sobre as principais tendências na conceptualização do Desenvolvimento e sua evolução, nomeadamente do debate em torno dos Limites ao Crescimento e das Desigualdades no Desenvolvimento.

. Ter presentes as questões neocoloniais e as relações entre a noção de Desenvolvimento e a Política de Blocos.

 . Enumerar e descrever as principais abordagens da Comunicação para o Desenvolvimento (Jornalismo para o Desenvolvimento, Mudança do Comportamento Social, Capacitação e Empoderamento de comunidades vulneráveis e sem voz);

. Enunciar e problematizar as funções sociais da comunicação em processos e projetos de desenvolvimento;

. Escrutinar a estado da arte da Comunicação para o Desenvolvimento;

. Perspetivar as tendências conceptuais e de trabalho de terreno da Comunicação para o Desenvolvimento.

Metodologias de ensino e avaliação

Tratando-se de uma UC teórica, os métodos de ensino baseiam-se na exposição teórica dos principais temas programáticos, estimulando a sua discussão em aula e, em paralelo, a leitura aprofundada dos textos propostos. A qualidade desta participação representa 20% da avaliação final, constituindo o trabalho teórico final (de 20 pp. máximo) os restantes 80%.

Bibliografia principal

Hemer, O. & Tufte, T. (eds.) (2005). Media & Glocal Change. B. Aires: CLACSO

Macedo, L., Palazón, D., Majumdar, S. & Marques, V. (2020). From ¿Making Flowers¿ to Imagining Futures: Rohingya Refugee Women Innovate a Heritage Craft. In D. Wood (Ed.), Craft is Political: Economic, Social and Technological Contexts. London: Bloomsbury.

Madison, A. (2001). The world economy: A millennial perspective. Paris: OECD

Mattelart, A. & Mattelart, M. (1997 [1995]). Historia de las teorías de la comunicación. Barcelona: Paidós

McQuail, D. (2003 [1983]). Teoria da Comunicação de Massas. Lx: Gulbenkian

Pogge, T. (2002). World Poverty and Human Rights. Cambridge: Polity

Polanyi, K. (2000 [1942-1974]). A grande transformação. SP: Compus

Sachs, W. (Ed.) (1996). Diccionario del desarrollo. Lima: PRATEC.

Scott, M. (2015). Communication about C4D: the rhetorical struggle over the history and future of C4D. In Glocal Times (22/23).

Tufte, T. (2017). Communication and Social Change. Cambridge: Polity 

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Lurdes Macedo

Sextas-feiras, das 14h30m às 16h30m, sob marcação prévia.

Sala de docentes

Rui Pereira

Quartas-feiras, das 16h30m às 17h30m, sob marcação prévia.

Sala de docentes