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Universidade Lusófona do Porto

Seminário de Projeto II

Curso

Arte dos Media (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

Doutoramento | Semestral | 7,5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

187,8 | 45

Código

ULP1962-15362

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Modalidade de Ensino

Face-a-face

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Definição do problema de investigação: identificação da dimensão crítica e da dimensão especulativa de um projecto; concepção da metodologia de investigação em função da especificidade e da singularidade de cada projecto.
2. Definição e elaboração da pré-proposta: pergunta de investigação, domínios bibliográficos, domínios empíricos, metodologia, significação do estudo teórico ou do projecto artístico para os domínios das Ciências da Comunicação e das Artes dos Media.
3. Definição e elaboração do mapa conceptual: identificar as principais categorias conceptuais de cada projecto de investigação ou artístico, em articulação directa com as hipóteses de desenvolvimento em causa e com a sua concretização prática.
4. Esboço da estrutura formal e da calendarização do projecto.
5. Contextualização de cada projecto de investigação no quadro cultural e económico do espaço nacional e europeu; contextualização histórica e disciplinar de cada projecto.

Objetivos

Enquadrar epistemológica e metodologicamente a investigação do estudante em função dos problemas e dos objectivos de cada projecto.
Promover um debate sobre um conhecimento multidisciplinar de temáticas e de metodologias que possam orientar e/ou complementar cada uma das investigações individuais .
Através da apresentação e da discussão de textos críticos selecionados, levantar problemas que reflictam os agenciamentos actuais que atravessam os campos das artes e dos media, com particular incidência no questionamento de uma fractura histórica entre a criação artística tradicional e a criação a partir dos ¿novos media¿, e no modo como a técnica reconfigura a experiência.
Reflectir sobre a condição da contemporaneidade em relação com a produção científica e artística.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Identificar e definir ferramentas teóricas, metodológicas, técnicas e estéticas que possam ser convocadas para a concepção e a realização de um projecto de investigação.
Saber articular uma posição pessoal com uma conceptualização histórica, teórica e crítica.
Identificar a especificidade e as condições de um projecto académico de doutoramento ¿ monográfico ou artístico, com aspectos teóricos e aspectos práticos - e reflectir tal especificidade e tais condições em relação a outras modalidades de pensamento ou de práticas criativas.
Promover a literacia dos media, tendo em conta o seu impacto a nível cultural, social e político.
Aliar diferentes áreas de saber, combinar instrumentos técnicos e conciliar padrões estéticos, de modo a ser capaz de realizar projectos criativos e inovadores em contextos reais e em sectores diversificados (áreas das artes e da cultura, domínios da educação e formação, mercado da comunicação e indústrias do entretenimento).

Metodologias de ensino e avaliação

Depois de, na primeira sessão, ser apresentado o programa da cadeira, é solicitado aos alunos que preparem, com vista à discussão em cada uma das sessões, um documento que corresponda a uma fase metodológica da preparação do seu projecto. Neste sentido, na segunda sessão discute-se o documento ¿Pergunta de Investigação¿, na terceira o documento ¿Pré-proposta¿, na quarta o documento ¿Mapa conceptual¿ e na quinta o documento ¿Proposta de Calendarização¿. É ainda solicitado aos alunos que partilhem com todos o documento antes de cada aula, de modo a que todos possam ler os trabalhos e participar no debate.
Com excepção da primeira, cada sessão é dividida em duas partes. Na primeira parte, discutem-se os trabalhos dos alunos; na segunda, discute-se um texto crítico que reflicta problemas relativos ao pensamento e à investigação da arte e dos media.
A avaliação tem por base o conjunto dos documentos realizados (70%) e a participação na aula (30%), aquando da discussão dos trabalhos.

Bibliografia principal

AA. VV. [2010] Critical Terms for Media Studies. Ed. W.J.T. Mitchell e Mark B.N. Hansen. Chicago: The University of Chicago Press, 2010
Agamben, Giorgio. [2005] ¿What is an Apparatus¿. Stanford: Stanford University Press, 2009
Bruno, Giuliana. [2014] Surface: Matters of Aesthetics, Materiality, and Media. Chicago: University of Chicago Press, 2014
Foss, Sonja K.; Waters, William. [2007] Destination Dissertation ¿ A Traveler¿s Guide to a Done Dissertation. Lanham: Rowman & Littlefield, 2016
Groys, Boris. [2010] Going Public. New York: Sternberg Press, 2010
Kittler, Friedrich. [1986] Gramophone, Film, Typewriter. Stanford: Stanford University Press, 1999
Perniola, Mario. [2005] A Arte e a sua Sombra. Lisboa: Assírio e Alvim, 2006
Siegert, Bernhard. [2015] Cultural Techniques ¿ Grids, Filters, Doors and Other Articulations of the Real. New York: Fordham University Press, 2015
Zielinski, Siegfried. [2006] Deep Time of the Media. Cambridge (Mass.): The MIT Press, 2006