Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Seminário de Investigação em Ciências da Comunicação

Curso

Arte dos Media (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

Doutoramento | Semestral | 15

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

375 | 60

Código

ULP1962-15363

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Modalidade de Ensino

Face-a-face

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Acompanhamento dos projectos numa fase avançada da sua preparação. Discussão do plano previsto e daquilo que já se encontra realizado; discussão do argumento geral da tese ou do projecto artístico e da sua adequação ao quadro teórico e à metodologia em aplicação; discussão dos objectivos de cada trabalho, tendo por base o campo epistemológico das ciências da comunicação.
Enquadramento geral da investigação contemporânea das ciências da comunicação, de acordo com as seguintes direcções de pensamento: mutação dos media, cultura participativa e sociedade em rede; literacia dos media; tecnocultura e arte.

Objetivos

Acompanhar, com recurso a modelos epistemológicos e metodológicos, o progresso do trabalho de investigação do estudante numa fase avançada da sua preparação.
Identificar o argumento principal de cada trabalho monográfico ou projecto artístico e reflectir sobre o seu contributo original
Enquadrar cada projecto de investigação no quadro geral das problemáticas actuais de investigação em ciências da comunicação e em confronto com tendências estéticas predominantes da contemporaneidade.
Produzir um documento que reflicta o progresso de cada projecto.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Identificar as diversas etapas do processo de investigação, monográfico ou artístico, de acordo com o alcance multidisplinar das ciências da comunicação e de acordo com a especificidade de cada projecto individual.
Compreender a complementaridade entre a dimensão teórica e a dimensão prática de uma investigação.
Saber avaliar os objectivos e os resultados de cada projecto individual, de acordo com as potencialidades e as limitações que o quadro teórico escolhido e a metodologia escolhida reflictam.
Saber identificar e contextualizar problemáticas fundamentais que marcam a actualidade da investigação em ciências da comunicação, em articulação com o campo das artes.

Metodologias de ensino e avaliação

A unidade curricular é, fundamentalmente, prática e centrada nos projectos dos alunos. Em cada sessão, um ou dois alunos apresentam o estado de progresso do seu projecto, expondo e desenvolvendo o estado em que se encontra a problematização dos conceitos que orientam o seu trabalho, o levantamento e o tratamento da informação e, no caso de projectos artísticos, a evolução material do objecto artístico em desenvolvimento.
A avaliação tem por base as apresentações feitas em aula por cada aluno (30%) e um documento com um plano de desenvolvimento pormenorizado (70%), no qual conste a estrutura prevista para a realização do projecto, com a sua divisão em partes e capítulos, e uma descrição avançada do objecto artístico a concretizar, caso seja essa a opção do aluno.

Bibliografia principal

AA. VV. [2010] Critical Terms for Media Studies. Ed. W.J.T. Mitchell e Mark B.N. Hansen. Chicago: The University of Chicago Press, 2010

Bolter, Jay David; Grusin, Richard. [1999] Remediation: Understanding New Media. Cambridge (Mass.): The MIT Press, 1999

Castells, Manuel. [1996] A Sociedade em Rede ¿ A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2012

Foss, Sonja K.; Waters, William. [2007] Destination Dissertation ¿ A Traveler¿s Guide to a Done Dissertation. Lanham: Rowman & Littlefield, 2016

Galloway, Alexander; Thacker, Eugene. [2007] The Exploit: A Theory of Networks. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2007

Gleick, James. [2011] Informação ¿ Uma História, Uma Teoria, Um Dilúvio. Lisboa: Temas e Debates, 2012

Hörl, Erich. [2015] ¿The Technological Condition¿. In Parrhesia ¿ A Journal of Critical Philosophy, Number 22, 2015

Thorburn, D.; Jenkins, H. [2003] Rethinking Media Change. Cambridge (Mass.): The MIT Pre