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Universidade Lusófona do Porto

Seminário de Investigação em Artes dos Media

Curso

Arte dos Media (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

Doutoramento | Semestral | 15

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

375 | 60

Código

ULP1962-15364

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Modalidade de Ensino

Face-a-face

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1 . Mercadoria, objetos, e outras coisas
Teoria econômica, valor de materiais e objectos
Tecnologia, media, e técnica
Linguagem e o objeto, epistemologia e ontologia

2. O que é uma coisa?
Teoria das coisas no século xx (Heidegger, Bill Brown)
Fakes e originais
Ontologia e a vida dos objetos

3. Humano/Não-Humano
Modelos de relação entre o humano e objectos
Actor/Network, modelos de interação dos media
Ecologia e objetos

4. Ética das Imagens
Imagens e objectos em conflito
Ética das imagens
Apropriação e ética
Post-humano, post-digital.

5. Novos Materialismos do Seculo XX
Realismo especulativo e novos materialismos século XX!
Ontologia de objetos
Ecologia/antropoceno
Novos conceitos de materialidade

6. O Digital e Pos-Humano
Virtualidade, o digital, e modelos de circulação
4a revolução industrial
O objeto e o espaço digital

Objetivos

- Conhecer, caracterizar e contextualizar novas abordagens da materialidade do século xxi, e a função do seu contexto histórico e conceptual.
- Desenvolver a relação de novos conceitos de materialidade e média, sobre os limites da natureza e do humano, com arte contemporânea e cultura visual.
- Problematizar a condição tecnológica da contemporaneidade, identificando as transformações e pensamento contemporâneo sobre materialidade.
- Reflectir acerca da redefinição da percepção de objetos, meios digitais, questões ecológicas e o não-e- pos-humano no pensamento atual, e o seu impacto nos media e nas artes visuais.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Procura-se que os estudantes desenvolvam compreensão crítica de novas tendências e pensamento contemporâneo sobre a materialidade, materialismo, ecologia, e sociologia dos objetos na actualidade, e a sua relação intrínseca com a arte, os media, e cultura contemporânea, via leitura e discussão de textos, obras de arte, e outros casos de estudo. O desenvolvimento de contexto histórico e teórico, e de competências de análise, tem como objetivo aumentar conhecimento sobre pensamento contemporâneo, e desenvolver conhecimento e uma dimensão crítica sobre fenómenos culturais emergentes da atualidade, e o seu impacto nas artes e nos media.

Metodologias de ensino e avaliação

Exposição e discussão das matérias programadas, a partir de textos escolhidos e de estudos de caso que ilustram os temas em discussão. Exposição e discussão de obras de arte, cinema, e cultura visual, tal como objetos quotidianos.

A avaliação terá por base os seguintes elementos:
20% - Participação
35% - Trabalho escrito de um texto ou uma obra artística, em articulação com um ou mais pontos da matéria leccionada; apresentação do trabalho em sala de aula.
45% - Frequência, em data a confirmar

Considera-se aprovado o estudante que obtenha classificação igual ou superior a 10 (dez) valores, com excepção dos casos em que a nota da frequência for inferior a 8,5 (oito vírgula cinco) valores.

Bibliografia principal

Baudrillard, Jean (1996) The system of Objects. Verso

Bennett, Jane (2009 ) Vibrant Matter. Duke University Press

Benjamin, Walter (2012) Sobre Arte, Tecnica, Linguagem e Politica. Relogio D¿Agua

Brown, Bill (2004) Things. University of Chicago Press.

Harman, Graham (2005) Guerilla Metaphysics. Open Court

Heidegger, Martin (2001) Poetry, Language, Thought. Harpercollins

Latour, Bruno (1992) Where are the Missing Masses? MIT Press

Meillasoux, Quentin (2006) After Finitude. Bloomsbury

Steyer, Hito (2012) Wretched of the Screen. Eflux

Barad. Karen (2003) Post-Humanist Performativity, Signs: Journal of Women in Culture and Society 2003, vol. 28, no. 3, University of Chicago