Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Célia Regina Gomes Oliveira

Universidade Lusófona do Porto

celia.oliveira@ulp.pt

Célia Oliveira licenciou-se em Psicologia pela Universidade do Minho, com pré-especialização em Psicologia Escolar e da Educação, e pela mesma universidade detém um mestrado em Psicologia Clínica e um Doutoramento em Psicologia Experimental e Ciências Cognitivas. É Professora Auxiliar na Licenciatura em Psicologia, com regência de unidades curriculares nos domínios da Psicologia Cognitiva e da Psicologia Escolar e da Educação. Paralelamente, assegura a supervisão de estágios e dissertações no Mestrado em Psicologia Clínica e colabora no Serviço de Psicologia da Universidade Lusófona do Porto. Nesta universidade é responsável pela Linha de Investigação em Aprendizagem e Memória. Tem integrado projectos de investigação nacionais e internacionais em parceria com diversas universidades Portuguesas e Norte Americanas. Na interacção com a comunidade destacam-se actividades de supervisão técnica e de prelecção em iniciativas destinadas à comunidade educativa.

Habilitações Académicas

GRAUCURSOESTABELECIMENTOANO
DoutorPsicologiaUniversidade do Minho2013
MestradoPSICOLOGIAUniv. do Minho2006
LicenciaturaPSICOLOGIAUniv. do Minho1997
TIPO Descrição ANO
Artigo publicado em revista científica internacional com referee Watson, S. M. R., Lopes, J., Oliveira, C., Judge, S. (aceite para publicação). Error Patterns in Portuguese Students' Addition and Subtraction Calculation Tasks: Implications for Teaching. Journal for Multicultural Education, 12 (1). 2018
Artigo publicado em revista científica internacional com referee Lopes, J., Oliveira, C., Sass, D., Silva, E., & Martin, N. K. (2017). Teacher's Classroom Management Behavior and Students' Classroom Misbehavior: A study with 5th through 9th-Grade Students. Electronic Journal of Research in Educational Psychology, 15 (3), December/2017 2017
Comunicação oral apresentada em evento científico internacional Cadete, O., Oliveira, C., & Lopes, J. (2017). Indisciplina em Sala de Aula: Um estudo transcultural. XIV Congresso Internacional Galego- Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho. 2017
Conferência ou comunicação em evento científico nacional Oliveira, C. (2017). Atenção e Memória: Uma perspectiva experimental. 1º Seminário MenTHA - Mental Health and Aging. Lisboa: Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. 2017
Capítulo de livro científico ou técnico Lopes, J. & Oliveira, C. (2017). Classroom Discipline: Theory and Practice, in Jeffrey P. Bakken (Ed.), Classrooms: Academic Content and Behavior Strategy Instruction for Students With and Without Disabilities, vol. 2, (pp. 231-253). New York: Nova Science. 2017
Artigo publicado em revista científica internacional com referee Sass, D. A., Lopes, J., Oliveira, C., & Martin, N. K. (2016). An Evaluation of the Behavior and Instructional Management Scale Psychometric Properties using Portuguese Teachers. Teaching and Teacher Education, 55, 279-290. 2016
Artigo publicado em revista sem referee (inclui os working papers) Oliveira, C. (2016). Memória humana vs memória RAM: considerações em torno do locus e a tecnologia das aprendizagens escolares. Nova Ágora, 5, 29-32. 2016
Artigo publicado em revista científica nacional com referee Oliveira, C. (2016). Aprendizagem e memória: Intersecções e implicações para a prática pedagógica. Revista de Estudos Curriculares, 7(1), 85-110. 2016
Artigo publicado em revista científica internacional com referee Watson, S., Judge, S., Lopes, J., Oliveira, C. & Jesus, A. C. (2016). Number Knowledge and Error Types of Elementary Portuguese Students: Implications for Instruction. Clinical and Experimental Psychology, 2 (1). doi: 10.4172/cep.1000110 2016
Capítulo de livro científico ou técnico Lopes, J., Gomes, C., Oliveira, C., & Elliott, J. (2016). Selecting Participants for Dyslexia Studies: Complexities and Challenges, In Dyslexia: Perspectives, Challenges and Treatment Options (pp.145-158). New York: Nova Science. 2016
Artigo publicado em revista científica internacional com referee Lopes, J., Spear-Swerling, L., Oliveira, C., & Zibulsky, J. (2015). How Portuguese and American teachers plan for literacy instruction. Annals of Dyslexia, 1-20. doi: 10.1007/s11881-015-0107-x 2015
Livro científico ou técnico Lopes, J., Spear-Swerling, L., Oliveira, C., Velasquez, M. G., Almeida, L., Araújo, L., Zibulski, J., & Cheesman, E. (2014). Ensino da Leitura no 1º Ciclo do Ensina Básico: Crenças, conhecimentos e formação dos professores. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos. 2014
Artigo publicado em revista científica internacional com referee Lopes, J., Spear-Swerling, L., Oliveira, C., Velasquez, M. G., & Zibulski, J. (2014). Actual disciplinary knowledge, perceived disciplinary knowledge, teaching experience and teacher¿s training for reading instruction.Journal of Psychodidactics, 19(1), 45-65. 2014
Artigo publicado em revista científica internacional com referee Lopes, J., Oliveira, C., Reed, L., & Gable, R. A. (2013). Character Education in Portugal. Childhood Education, 89 (5), 286-289. 2013
Artigo publicado em revista científica internacional com referee Oliveira, C. & Albuquerque, P. B. (2009). Diversidade de Resultados no Estudo do TDAH. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 25 (1), 93-102. 2009