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Universidade Lusófona do Porto

André Nuno Carita Pires de Carvalho

Universidade Lusófona do Porto

andrecarita@gmail.com

Nasceu no Porto em 1984. Doutorado em Belas Artes (especialidade videojogos) pela Universidad Politécnica de Valencia (UPV), Espanha, desde 2012, onde em 2010 obteve o Diploma de Estudios Avanzados (DEA) e em 2009 o Título de Especialista Universitário. Em 2006 licenciou-se em Tecnologias da Comunicação Multimédia no ISMAI onde também foi Professor. Colaborou nas revistas de videojogos Mega Score e Hype! e GameCultura (Brasil) e foi coordenador, formador e membro da Comissão Científica da 1ª edição do Curso de Especialização Game Design: Pensar o Jogo na Alquimia da Cor (Porto). Investigador na área dos videojogos desde 2002, é membro do CICANT da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) de Lisboa. Professor Auxiliar de várias unidades curriculares de várias Licenciaturas em diferentes Faculdades (ULP, ESMAD-IPP), está, actualmente, envolvido na orientação e planificação de diversos videojogos a serem produzidos no âmbito académico em Portugal.

Habilitações Académicas

GRAUCURSOESTABELECIMENTOANO
DoutorBELAS ARTESUNIVERSITAT POLITÉCNICA DE VALÊNCIA2012
LicenciaturaCOMUNICAÇÃO MULTIMÉDIAISMAI2006
TIPO Descrição ANO
Artigo publicado em revista científica nacional com referee "Persuasive Games: Persuasão Como Abertura ao Pensamento Crítico", Revista de Arte, Ciência e Comunicação, Ano IX, n.o 19, Julho-Dezembro, ISSN: 1646-3463. 2015
Livro científico ou técnico "Pensar Videojogos: Design, Arte e Comunicação"; Edições Universitárias Lusófona, Lisboa. 2015
Artigo publicado em revista científica nacional com referee "Jogar e Pensar Videojogos: Obras Abertas à Comunicação", Revista Comunicando - Os desafios da investigação em Ciências da Comunicação: debates e perspectivas, Vol. 3, pp. 264-86. 2014
Artigo publicado em revista científica internacional com referee Photography in videogames: the artistic potential of virtual worlds, conferência xCoAx 2013: Computation, Communication, Aesthetics and X. in xCoAx 2013 Proceedings, ed. 1, vol. 1, pp. 173-182, ISBN: 978-989-746-017-3: Bergamo: Università degli studi di Bergamo, Itália. 2013
Artigo publicado em revista científica nacional com referee Videojogos e pintura: um jogo de correlações, conferência Videojogos 2013: Arte em Jogo. Conferência de Ciências e Artes dos Videojogos. Universidade de Coimbra, Portugal, <http://vj2013.dei.uc.pt/>. 2013
Artigo publicado em revista científica internacional com referee Videojogos e arte: uma importante permeabilidade, revista DEFORMA | Cultura Online, Sendemà Editorial (Espanha), ISSN: 2254-2272, <http://www.deforma.info/es/product.php?id_product=120>. 2012
Software com originalidade reconhecida Poproids: Suicide Mission!, videojogo de acção/arcade desenvolvido para iPod Touch, iPhone e iPad. Função: game designer, ilustrador e game tester. 2012
Capítulo de livro científico ou técnico "Cinegames / Cinegamers: Play, watch and play again...", capítulo da revista 21x21 - Cinema no Porto: O Estado da Arte, nº3, editada pela Escola Superior Artística do Porto, pp. 118-27. 2007