Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Bem-vindo ao ano letivo 20/21. Um ano letivo em segurança!

Novo ano letivo, novo começo

Em setembro de 2020, no início do novo ano letivo de 2020-21, o regresso ao ensino presencial constitui o reativar da vida académica na sua completude, já que a universidade se realiza pelas relações de ensino, investigação e aprendizagem e pelo estar em conjunto da comunidade académica. Se a pandemia que vivemos nos obrigou ao confinamento e à experiência, bem sucedida, de ensino remoto, não omitimos que a formação científica, cultural, pedagógica e pessoal dos estudantes reclama as relações com os outros, docentes, colegas e parceiros da universidade, podendo o confinamento, nesse sentido, ser entendido como privação e ausência de vida pública. "A privação é devida à ausência dos outros", afirmava a filósofa Hannah Arendt.

Porém, como a penosa pandemia perdura, é mais do que nunca requerida uma "ética da responsabilidade", ou seja, uma responsabilidade acrescida por parte de cada um e de todos, que sujeite todo o agente à antecipação e à avaliação das consequências dos seus actos, no sentido da obrigação de agir defendendo o outro e, por aí, defendendo-se a si próprio.

A Universidade Lusófona do Porto empenha-se em assegurar as melhores condições possíveis para o exercício das relações pedagógicas presenciais, a par de uma percentagem mais limitada de ensino a distância, apelando a que todos se sintam implicados neste esforço conjunto para garantir a segurança coletiva e o sucesso académico.

Aos estudantes, docentes, funcionários, colaboradores e parceiros da Universidade Lusófona do Porto e, expressamente, aos novos estudantes, manifestamos os nossos votos de um excelente ano letivo de 2020-21!

Isabel Babo
Reitora da Universidade Lusófona do Porto

Atividades / Sessões de Abertura