Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Processo de Avaliação de Docentes e Investigadores


! LEIA ATENTAMENTO O GUIÃO DE PREENCHIMENTO ANTES DE AVANÇAR !

Consultar Guião

FAQ - Questões Frequentes

Onde posso consultar o regulamento de avaliação?
O regulamento pode ser consultado aqui.

Qual o período em avaliação?
O período em avaliação corresponde aos anos letivos 2017/2018 a 2019/2020. Para efeitos da avaliação considera-se que o ano letivo inicia a 1 de setembro e termina a 31 de agosto. Todas as atividades desenvolvidas fora deste período não são relevantes para a avaliação.

Quem é avaliado?
Todos os docentes e investigadores que tenham, no presente, vínculo ativo com ULP.

O que devo preencher nos conteúdos de avaliação?
Em cada um dos indicadores, o avaliado deve listar e descrever as atividades que desenvolveu ao longo do período em avaliação, na ULP e noutras instituições de ensino. O limite para preenchimento é de 4000 caracteres pelo que, se este se revelar insuficiente, deve resumir o texto e juntar anexo com detalhe adicional.

Para que servem os anexos aos conteúdos de avaliação?
Pode, caso queira, anexar suporte documental que corrobore e/ou detalhe as atividades identificadas em cada um dos indicadores.

Que outros anexos devo juntar?
Na secção de anexos deve juntar o seu Curriculum Vitae, cópias dos Diplomas em todos os graus que obteve, Reconhecimento de diploma estrangeiro em Portugal, quando aplicável, e Certificado de Competências Pedagógicas (antigo CAP).

Que regras que devo seguir para anexar ficheiros?
Os anexos que pretenda juntar devem ser sempre em formato pdf, cada ficheiro deve ser inferior a 1 MB e os nomes do ficheiros não devem incluir caracteres portugueses ou especiais (ex: ã, ç, @ e afins).

Para que servem as observações?
Na secção de observações pedimos-lhe que indique os seus ORCID iD e o CIÊNCIA ID. Pode ainda juntar notas que considere pertinentes para a avaliação.

Submeti um relatório incompleto ou incorreto, como posso alterá-lo?
Só deve submeter o seu relatório para avaliação quando tiver concluído o preenchimento de todos os indicadores. Uma vez submetido, os conteúdos já não podem ser alterados pelo avaliado. Na eventualidade de ter já submetido o seu relatório e pretender alterá-lo deve enviar um email para avadoc@ulusofona.pt, indicando o seu número de docente, nome e Unidade Orgânica, solicitando que o seu processo seja reaberto.

Como posso ver esclarecidas outras questões?
Todas as questões relacionadas com a plataforma de avaliação devem ser enviadas por email para avadoc@ulusofona.pt, indicando o seu número de docente, nome e Unidade Orgânica, e serão respondidas pela mesma via.




Guião de Preenchimento

1. Como aceder à plataforma de Avaliação

Depois de ler o regulamento, guião e as FAQs prossiga para a plataforma de avaliação

Aceder à plataforma


Figura 1 - Página de entrada avaDOC

2. Autenticação

A autenticação (ver figura 2) faz-se utilizando o seu utilizador (ex. p999) e correspondente palavra-chave.


Figura 2 - Autenticação

3. Processo de Avaliação

! Nota Prévia ! Só deve submeter a sua avaliação quando tiver concluído o preenchimento. Após a submissão os conteúdos já não poderão ser alterados pelo avaliado. Caso pretenda alterar um relatório já submetido as questões frequentes para saber como proceder.

A página do seu processo de avaliação está organizada em várias secções. A primeira secção apresenta, de forma gráfica, as fases e datas do processo e o período decorrido em cada uma delas, bem como a fase e situação em que se encontra o seu processo (ver figura 3).


Figura 3 - Estado do processo de avaliação

3.1. Conteúdos de Avaliação

É nesta secção que o avaliado lista e descreve as actividades que serão avaliadas. O formulário de preenchimento está organizado de acordo com vertentes em avaliação (ver figura 4). Cada uma delas agrega um conjunto de indicadores, acessíveis pelas opções ABRIR/FECHAR AVALIAÇÕES PARCIAIS.


Figura 4 - Conteúdos de avaliação

Em cada um dos indicadores, o avaliado lista e descreve as actividades que desenvolveu ao longo do período em avaliação podendo, caso queira, anexar suporte documental que corrobore e/ou detalhe as referidas actividades (ver figura 5).


Figura 5 - Preenchimento de indicadores

3.2. Anexos

Na secção de anexos deve juntar o seu Curriculum Vitae, cópias dos Diplomas em todos os graus que obteve, Reconhecimento de diploma estrangeiro em Portugal, quando aplicável, e Certificado de Competências Pedagógicas (antigo CAP).


Figura 6 - Anexos

3.3. Observações

Na secção de observações pedimos-lhe que indique os seus ORCID iD e o CIÊNCIA ID.


Figura 7 - Observações

3.4. Submeter Avaliação

Findo o preenchimento dos conteúdos, anexos e observações, deve submetê-los para serem validados e posteriormente avaliados pela Comissão de Avaliação.


Figura 8 - Submeter

3.5. Matriz de Avaliação

Nesta opção poderá consultar a sua matriz de avaliação, com todas as rubricas e as respetivas ponderações (valores-base).


Figura 9 - Matriz de avaliação