Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

II Seminário Internacional - Trabalho e Saúde

Aprofundando as questões do risco profissional em Portugal e no Brasil

Seminário

Data

-

Online

Maria Emília Freitas Ferreira
m.emiliaferreira@ulusofona.pt

22 Janeiro 2021

Participação Gratuita. Faça aqui o seu registo

O tema considera as transformações no mundo do trabalho, no último século, intensificando a precarização, condição que afeta a saúde do trabalhador agravada com a crise pandémica mundial. Os trabalhadores estão sujeitos a ambientes de trabalho e expostos a agentes nocivos diferenciados. Mas o trabalho cria também expectativas, supõe valores e princípios éticos que, nem sempre consensuais, geram conflitos internos e externos. Este evento, de forma transdisciplinar, objetiva trazer diferentes nuances do tema, tendo como horizonte conhecer como a questão se expressa em Portugal e Brasil, e conjuntamente equacionar respostas.

Programa

13h15 às 15h00 (Portugal) / 10h15 às 12h00 (Brasil)

  • Palestra: "Stress  ocupacional - antecedentes, consequências e formas de gestão e de prevenção"
    • Palestrante: Profª Doutora Carla Magalhães. Diretora da licenciatura de Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos da ULP.
  • 2. Palestra: "Serviço Social e riscos profissionais: da perceção à prevenção e respostas".
    • Palestrante: Profª Doutora Maria Emília Ferreira. Diretora do Serviço Social da Universidade Lusófona do Porto.
  • 3. Palestra: "Gênero, trabalho e saúde mental: aspetos da saúde das mulheres brasileiras numa perspetiva interseccional".
    • Palestrante: Profª Doutora Sabrina Pereira Paiva. Coordenadora do curso de Serviço Social da Faculdade de Serviço Social / Universidade Federal de Juiz

de Fora.

Coordenação: Profª Doutora Eva Chaves

Oradores

Profª Doutora Carla Marisa Rebelo de Magalhães (Portugal)
Diretora da licenciatura de Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos da ULP. Concluiu o Doutoramento em Ciências Empresariais (Gestão - Recursos Humanos), em 2009, pela Universidade do Minho (Escola de Economia e Gestão), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro. Possui o Mestrado em Administração Pública (com especialização em Recursos Humanos e Marketing), desde 2003, pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas - Fundação Getulio Vargas (Rio de Janeiro) e Licenciatura em Relações Internacionais, desde 1997, pela Universidade Fernando Pessoa. É Professora Associada na Universidade Lusófona do Porto (Faculdade de Ciências Económicas Sociais e da Empresa), Investigadora integrada no Centro de Estudos da População Economia e Sociedade (CEPESE) e Professora Convidada Equiparada a Professora Auxiliar na Universidade do Minho (Escola de Economia e Gestão).

Profª Doutora Maria Emília Ferreira (Portugal)
Diretora da licenciatura em Serviço Social da ULP. Licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa. Doutorada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo / Brasil. Coordenadora e pesquisadora do NLEISS.

Profª Doutora Sabrina Pereira Paiva (Brasil)
Professora da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas dos Fundamentos do Serviço Social (GEPEFSS) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidade, Gênero, Diversidade e Saúde: políticas e direitos (GEDIS)/Programa de Pós-graduação em Serviço Social/UFJF. Desenvolve pesquisas nos temas de saúde reprodutiva e sexual, sexualidade, gênero e saúde mental.