Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Saúde e Trabalho na Contemporaneidade: Diálogos entre Portugal e Brasil

I Seminário Internacional

Seminário

Data

-

Online

Maria Emília Freitas Ferreira
m.emiliaferreira@ulusofona.pt

04 Dezembro 2020

Inscrição gratuita (para envio do certificado)

Clique aqui para aceder

O Núcleo Lusófono de Estudo e Investigação em Serviço Social (NLEISS), criado em dezembro de 2019, pelo curso de Serviço Social da ULP tem por objetivo, dentre outros: constituir espaço de interação com base na investigação social, que promova a formação de recursos humanos e a produção e sistematização de conhecimento na área de Serviço Social; fortalecer relações e pesquisas internacionais. Agrega docentes de Serviço Social, constituindo-se em espaço privilegiado para estudantes e profissionais, bem como oportunizando a participação de outras áreas científicas e internacionais no fomento de caráter multiprofissional e sinergias que valorizem individualmente os participantes, seus cursos e/ou actividade profissional, priorizando estudos sobre a região norte de Portugal e estudos internacionais. 

Nesta direção, como primeiro evento científico e em parceria com a Faculdade de Serviço Social e Programa de Pós Graduação em Serviço Social (PPGSS) da UFJF / Brasil, privilegiou a questão "Saúde e Trabalho".

O tema considera as transformações no mundo do trabalho, no último século, intensificando a precarização, condição que afeta a saúde do trabalhador agravada com a crise pandémica mundial. Os trabalhadores estão sujeitos a ambientes de trabalho e expostos a agentes nocivos diferenciados. Mas o trabalho cria também expectativas, supõe valores e princípios éticos que, nem sempre consensuais, geram conflitos internos e externos. Este evento, de forma transdisciplinar, objetiva trazer diferentes nuances do tema, tendo como horizonte conhecer como a questão se expressa em Portugal e Brasil, e conjuntamente equacionar respostas. 

Programa

Sessão de abertura:  10h00 às 10h15 (Portugal) / 07h00 as 07h15 (Brasil)

  • Vice Reitor da Universidade Lusófona do Porto
  • Diretora da Licenciatura do Curso de Serviço Social da ULP
  • Diretora da FSS / UFJF / Brasil

10h15 às 12h 00 (Portugal) / 07h15 às 09h00 (Brasil) 

  • Palestra: Stress Ocupacional e Adoecimento no Trabalho.
    • Palestrante: Dr. Paulo Domingues Jr. Professor na Faculdade de Administração da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ / Brasil).
  • Palestra: Determinações da Saúde e desigualdade social: impactos para os/as trabalhadores/as.
    • Palestrante: Dra. Marina Monteiro de Castro e Castro. Professora na Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/ Brasil).
  • Palestra: O Desgaste Profissional dos Assistentes Sociais em Portugal.
    • Palestrante: Dra. Sónia Ribeiro. Professora na licenciatura em Serviço Social da Universidade Lusófona do Porto (ULP / Portugal). 
  • Coordenação e Mediação: Dra Maria Emília Ferreira. Diretora da licenciatura em Serviço Social da ULP.

Observação: Será conferido certificado aos participantes inscritos.

Oradores

Paulo Domingues Jr. (Brasil)
Professor na Faculdade de Administração da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Graduado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP) e em Administração pela Universidade Católica de Santos. Doutorado em Sociologia pela USP.

Sónia Ribeiro (Portugal)
Professora na licenciatura em Serviço Social da ULP. Licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior Miguel Torga; Pós-graduada em Proteção de Menores e Pós-graduada em Economia Social, ambas pela Universidade de Coimbra; Mestre em Família e Sistemas Sociais pelo Instituto Superior Miguel Torga; Doutorada em Serviço Social pela Universidade Católica de Lisboa. Assistente Social na Santa Casa da Misericórdia de Vagos.

Marina Monteiro de Castro e Castro (Brasil)
Professora na Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Graduada em Serviço Social. Doutorado em Serviço Social pela Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto, do Hospital Universitário da UFJF.

Maria Emília Ferreira
Diretora da licenciatura em Serviço Social da ULP. Licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Socil de Lisboa. Doutorada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo / Brasil. Coordenadora e pesquisadora do NLEISS.