Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Ramificações: Espaço de Comunicação e Arte

Sessões de debate a decorrer nas primeiras quartas-feiras de cada mês.

Debate

Data

-

Online

André Carita
p4673@ulp.pt

04 Novembro 2020

"Ramificações: espaço de comunicação e arte" consiste num evento de sessões online abertas, organizado pelo Departamento de Comunicação e Arte da Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação (FCAATI) da Universidade Lusófona do Porto que tem como principal missão a criação de um espaço de comunicação, conversas, reflexão e divulgação de temas e projetos das mais diversas áreas de investigação abordadas nos ciclos de estudos pertencentes à FCAATI. O evento contará com uma sessão de uma hora agendada para a primeira quarta-feira de cada mês: da Comunicação à Arquitetura, passando pelo Design, Cinema, Videojogos, Tecnologias da Informação e Novos Media, a abertura ao conhecimento e a novas perspetivas será aqui apresentada como um conjunto de ramificações, ligações e interceções em contínua expansão. Mais do que um evento online "Ramificações: espaço de comunicação e arte" é um encontro mensal de partilha de experiências e de exploração conjunta de terrenos ainda por desbravar.

Sessão #1 - 7000 Carvalhos de Joseph Bueys -  4 de novembro das 18h às 19h

Prof. Doutor Manuel Bogalheiro

Em 1982, o artista alemão Joseph Beuys propôs, para a exposição de arte contemporânea Documenta 7, um plano para plantar 7000 carvalhos em toda a cidade de Kassel, Alemanha. A cada carvalho a plantar correspondia uma pedra de basalto, inicialmente aglomerada numa grande pilha na praça em frente ao Museu Fridericianum. Por cada árvore plantada ao longo da área urbana, uma das 7000 pedras era retirada da pilha inicial e colocada ao lado de cada carvalho. Ao longo de cinco anos, Kassel foi “reflorestada” à medida que a concentração inicial de pedras na praça foi desaparecendo. Com o subtítulo “Reflorestação urbana em vez de administração urbana”, a ambiciosa obra de Bueys transformar-se-ia num profícuo, ainda que por vezes controverso, espaço de reflexão sobre ecologia e estética urbanas, as temporalidades do natural e do artificial ou a importância da biodiversidade nas políticas do espaço.

Sessão #2 - Checkpoint - Videojogos Lusófona

O ainda recente 1º ciclo de estudos em Videojogos e Aplicações Multimédia, recebeu os seus primeiros estudantes em 2017. Conscientes dos desafios que tinham pela frente mas também das oportunidades inerentes a uma área de estudo em clara expansão, os estudantes desde muito cedo se focaram no objectivo claro de adquirir as recompensas recolhidas a cada nível que completavam. O percurso de exploração de novos caminhos e ramificações culminou no desenvolvimento de um projeto ambicioso intitulado "Little Girl", um videojogo com uma base narrativa intensa e focada na resolução de puzzles que irá merecer nesta sessão um olhar mais atento e uma conversa mais prolongada com os estudantes, agora licenciados, que o desenvolveram.