Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Queda da Ponte de Entre-os-Rios - 20 anos depois.

Evocação e consequências de uma tragédia que abalou Portugal.

Debate

Data

Online

Artur Costa
arturfcosta@ulp.pt

03 Março 2021

Clique aqui para aceder

Evento integrado no XI Ciclo de Debates Tecnologia e Sociedade.

O debate faz, 20 anos depois, a evocação de um acidente trágico ocorrido no dia 4 de março de 2001 - a queda da ponte Hintze Ribeiro, em Entre-os-Rios - avaliando também as consequências do mesmo para todo o socorro em Portugal e diferentes dimensões sociais para as populações locais.

A queda da ponte de Entre-os-Rios, em 4 de março de 2001, constituiu uma tragédia sem par em Portugal. As condições em que ocorreu, as 59 vítimas que provocou e a incerteza no seu aparecimento, a par da envergadura da operação de busca e resgate colocada no terreno e dos enormes impactes sociais e repercussões políticas havidas, tornaram-no num marco histórico e num caso de estudo.

A evocação a que corresponde o evento pretende revisitar os principais acontecimentos com oradores que foram, todos eles, grandes protagonistas à data, bem como fazer um ponto de situação quanto a consequências para todo o socorro em Portugal e implicações sociais para as populações afetadas.

Oradores Convidados:

  • António Vieira (Jornalista - Acompanhou de perto os acontecimentos).
  • Augusto Ezequiel (Capitão - Liderou as operações de resgate por parte da Marinha)
  • Augusto Moreira (Um dos que perdeu familiares na tragédia, fundou e lidera da Associação dos Familiares das Vítimas da Tragédia de Entre-os-Rios).
  • Paulo Ramalheira Teixeira (Presidente da CM de Castelo de Paiva).