Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Projeto FASTER

First responder Advanced technologies for Safe and efficienT Emergency Response

Debate

Data

Universidade Lusófona do Porto

Artur Costa
p2440@ulp.pt

08 Novembro 2019

Faça aqui a sua inscrição

A Agência Europeia do Ambiente (EAA) revela que a Europa está a sofrer um número crescente de catástrofes motivadas por fenómenos naturais, acidentes tecnológicos e ações humanas. Estes desastres afetam todos os anos os cidadãos, a economia e o ambiente da União Europeia.

Devido à natureza do seu trabalho as equipas de primeira intervenção e todos os profissionais ligados à proteção civil são obrigados a atuar em áreas perigosas e arriscadas, como edifícios em escombros ou em risco de ruína eminente, incêndio, inundações, entre muitos outros teatros de operações, sendo sistematicamente expostos a ameaças não visíveis, tais como, temperaturas muito altas e gases perigosos.

O projeto FASTER pretende estabelecer uma nova abordagem para a resposta a sinistros e emergências, com o objetivo de melhorar a resiliência geral contra este tipo de eventos na Europa. Para prosseguir e concretizar este objetivo serão desenvolvidas, melhoradas e utilizadas em complementaridade múltiplas tecnologias de ponta. Assim, o consórcio internacional do projeto FASTER, composto por 22 parceiros oriundos de toda a Europa e um parceiro Japonês, integrando empresas de tecnologia de ponta, unidades de investigação e autoridades de segurança, emergência e proteção civil (profissionais e voluntários), trabalhará para melhorar as capacidades de resposta e monitorização de desastres e emergência, fornecendo às equipas de primeira intervenção um conjunto de ferramentas essenciais e complementares para aumentar sua consciência situacional, garantir a sua segurança e melhorar sua capacidade operacional.

Nesta sessão far-se-á a apresentação do Projeto, seus objetivos, equipa e resultados já alcançados.
O projeto FASTER é financiado pela Comissão Europeia - Executive Agency for Small and Medium-sized Enterprises (EASME) (833507 - FASTER - H2020-SU-SEC-2018-2019-2020/H2020-SU-SEC-2018).

Oradores

  • Ricardo Costa (Câmara Municipal de Grândola)
    • Vereador com as áreas de Proteção Civil e Ambiente.
  • Alcides Bizarro (Câmara Municipal de Grândola)
    • Chefe de Divisão e responsável pela participação municipal em Projetos Europeus e de Cooperação Internacional
  • Ana Karin Coll Eriksson (ERICAM –  Emergencia y Respuesta Inmediata de la Comunidad de Madrid)
    • Chefe do ERICAM (equipas de primeira intervenção e USAR); anterior chefe das forças de bombeiros da região de Madrid.
  • Luís Vital Alexandre (Câmara Municipal de Grândola)
    • Técnico Superior e responsável pela unidade de Candidaturas a Fundos Comunitários e Projetos.