Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Multiplex 2020

Mostra colectiva online - Videoarte, Cinema e Videomapping

Exposição

Data

-


multiplex.cam.2020@gmail.com

09 Junho 2020

Link de Participação: http://tiny.cc/3ld4pz 
Senha: 3FCnYt
Acompanhe em direto em:
facebook.com/multiplex
facebook.com/camlusofona

Resumo
Nos dias 09 e 12 de junho ocorre a 11ª Edição do Multiplex, exposição colectiva organizada por 19 artistas, finalistas do Curso de Comunicação Audiovisual e Multimédia (CAM) da Universidade Lusófona do Porto (ULP) em parceria com o Espaço MIRA. O evento é composto pela exposição de uma seleção de trabalhos desenvolvidos nas áreas de Videoarte, Cinema e Videomapping, e toda a mostra é realizada online, através da plataforma digital Zoom.

O Multiplex é um evento organizado anualmente pelos alunos finalistas de CAM com a presença de convidados célebres, masterclasses, exibição de filmes, entre outras atividades. O primeiro momento desta edição, que tinha como convidado homenageado Júlio Bressane, foi cancelado como parte das medidas preventivas tomadas pela Câmara Municipal do Porto para conter a propagação do Covid-19. Motivo pelo qual ganhou uma nova data e apresenta-se em um novo formato, reunindo um esforço especial dos seus organizadores para a sua realização.

O Multiplex 2020 online está dividido em três exposições, sendo trabalhos de Videoarte, Cinema e Videomapping, com inauguração às 17h00 seguida da apresentação dos trabalhos. Para visionar, basta aceder ao link no dia e horário programado de cada uma das mostras. Também é possível acompanhar as notícias e os projetos realizados através da página no Facebook "Multiplex" e do perfil no Instagram @multiplex_cam.

Na mostra de Videoarte poderemos conhecer o universo autoral dos artistas através de obras que abordam temáticas que compreendem a relação entre a liberdade e o confinamento, a presença de imagens na contemporaneidade e a importância das imagens sensíveis no espaço da web. Estas obras foram realizadas num processo introspectivo e individual no contexto das suas casas, limitados pelos materiais disponíveis e pelos espaços de possível acesso durante o período da pandemia. Podem ser vistos como exercícios de incremento da criatividade perante todas as limitações: para além da falta de personagens, de cenários, de material de filmagem, som ou de iluminação, ainda passam por experiências em provas contrarrelógio e com temas imprevisíveis.

O segundo momento do Multiplex 2020, a Mostra de Cinema composta por 5 filmes colectivos, permanece como uma homenagem a Júlio Bressane, o mais respeitado cineasta vivo do Brasil que está associado ao cinema marginal brasileiro. Trata-se de 8 "web-episódios" que finalmente são reestruturados e apresentados como curtas-metragens, os alunos recriaram em grupo os 5 filmes de Júlio Bressane selecionados para o Multiplex 2020. Este evento serve também para divulgar projetos que não podem cair no esquecimento e que nunca foram apresentadas publicamente: 3 curtas-metragens realizadas no 2º ano da licenciatura de CAM, em 2019, receberão agora o devido destaque.

Já o terceiro e último momento do evento trata-se de uma mostra de projetos de Videomapping, mapeamento e projeção de conteúdos em superfícies. Serão apresentados 5 projetos em forma de vídeo que regista a junção entre superfícies com silhuetas desenhadas sobre elas, projeção de vídeo e experiências com formas subjetivas e movimento sincronizado com o som.

Programa

MULTIPLEX I - 09 de Junho

  • 17h00 - Inauguração Mostra de Videoarte online
  • 17h05 - Apresentação dos Diretores do MIRA, Manoela Matos Monteiro e João Lafuente
  • 17h10 - Apresentação do Diretor do Curso de Comunicação Audiovisual e Multimédia da ULP, Prof. Dr. João Sousa Cardoso
  • 17h15 - Apresentação das obras pelos artistas

MULTIPLEX II e III - 12 de Junho

  • 17h00 - Inauguração da Mostra de Cinema online e Mostra de Video Mapping online
  • 17h05 - Apresentação do Diretor do Curso de Comunicação Audiovisual e Multimédia da ULP, Prof. Dr. João Sousa Cardoso
  • 17h10 - Apresentação do Prof. Dr. Marco Ferreira 17h15 - Apresentação dos filmes pelos artistas 17h30 - Apresentação do Prof. Dr. Rodrigo Carvalho
  • 17h35 - Apresentação das criações em videomapping