Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Próxima paragem: Fake News ou Cidadania Digital?

VI Conferência Jornalismo Frankenstein

Conferência

Data

-

Online

Vanessa Rodrigues
vanessa.rodrigues@ulp.pt

11 Maio 2021

"Próxima paragem: Fake News ou Cidadania Digital?" é o tema da VI conferência anual "Jornalismo Frankenstein", no dia 11 de maio, entre as 11h e as 13h30. O evento vai ser realizado no formato online, através da transmissão em direto no Facebook do #infomedia (ULP infomedia). 

Serão as fake news um novo desafio para o jornalismo de referência? Como é o comportamento dos cidadãos no mundo digital? A desinformação pode colocar em causa a confiança na prática jornalística? Como se pode promover a literacia dos media e do jornalismo? E, por exemplo, quais as melhores práticas para um ecossistema que inspire segurança informativa? Estas e outras questões serão analisadas e debatidas através de estudos de caso e da experiência dos convidados desta edição do Jornalismo Frankenstein. O evento anual é organizado pelos finalistas do ramo de Jornalismo da Licenciatura em Ciências da Comunicação, da Universidade Lusófona do Porto, sob orientação da docente e jornalista Vanessa Rodrigues, no âmbito da unidade curricular de ciberjornalismo.

Oradores

Maria José Brites - ULP/CICANT (Universidade Lusófona do Porto / Centre for Research in Applied Communication, Culture, and New Technologies)

  • Docente na Universidade Lusófona do Porto e vice-presidente do CICANT (Centre for Research in Applied Communication, Culture, and New Technologies). As áreas de investigação e de interesse são o jornalismo participativo, a literacia cívica e noticiosa e os estudos de audiências.

Paulo Pena - Jornalista

  • Jornalista de investigação premiado pela Gazeta de Jornalismo em 2013. É co- fundador do Investigate Europe e tem trabalhos assinados no Público e na revista Visão, entre outros.

Cristina Tardáguila - Fundadora e sócia da agência Lupa

  • É fundadora e sócia da Agência Lupa (Brasil). Hoje assume o cargo de diretora adjunta da International Fact-Checking Network (IFCN), na Flórida, nos EUA.

Gustavo Sampaio - Polígrafo

  • Jornalista e diretor-adjunto do “Polígrafo”. Também é autor de quatro livros de investigação jornalística: "Os Privilegiados" (2013), "Os Facilitadores" (2014), "Porque Falha Portugal?" (2016) e "Viral - A Epidemia de 'Fake News' e a Guerra da Desinformação" (2019).