Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Doutoramento Honoris Causa

Atribuição do título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias ao Dr. Edmundo Mão de Ferro Martinho

Doutoramento Honoris Causa

Data

-

Online

29 Setembro 2020

Devido à atual situação de contingência e à necessidade de cumprirmos todas as normas sanitárias internas e da DGS convidamos a nossa Comunidade Académica assistir à cerimónia através das seguintes plataformas:


Atribuição do título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias ao Dr. Edmundo Mão de Ferro Martinho.

É da tradição que sejam honradas com esta distinção aqueles que contribuíram ou contribuem de uma forma particular para o desenvolvimento da sociedade e que pela sua elevada estatura intelectual e/ou profissional e pela sublimidade dos seus méritos são considerados merecedores de homenagem tão singular.

O Dr. Edmundo Martinho é hoje uma das figuras de maior prestígio e relevo no campo da ação social no nosso País, campo esse de especial destaque no Portugal moderno, democrático e solidário do nosso tempo.

Edmundo Martinho

Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa desde novembro de 2017. Foi vice-provedor entre março de 2016 e novembro de 2017. Licenciado em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa e pós-graduado em Gestão de Projetos. Foi presidente do Conselho Diretivo do Instituto para o Desenvolvimento Social entre 1999 e 2003, presidente do Instituto da Segurança Social entre 2005 e 2011 e presidente do Conselho Nacional da Segurança Social. Presidiu também à Comissão Nacional do Rendimento Mínimo Garantido e à Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco de 2001 a 2003. Foi representante de Portugal e vice-presidente do Comité de Proteção Social da União Europeia e coordenador do Plano Nacional de Ação para a Inclusão (PNAI) entre março de 2001 e fevereiro de 2003. Presidiu ainda à União das Mutualidades Portuguesas entre 2003 e 2005. Foi coordenador Nacional do Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social 2010 e o representante de Portugal no Comité Consultivo Europeu para o Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social. É vice-presidente do Conselho Geral do ISCTE-IUL e consultor internacional na área da Proteção Social. Preside ao Grupo de Trabalho sobre Envelhecimento da Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa.

Programa:

Receção dos Convidados e do Corpo Doutoral

Intervenção do Administrador e Presidente da COFAC,
Professor Doutor Manuel de Almeida Damásio

Intervenção do Magnífico Reitor,
Professor Doutor Mário Caneva Moutinho

Elogio ao novo Doutor pelo Padrinho Académico,
Professor Doutor Carlos Diogo Moreira

Atribuição solene do título pelo Reitor

Alocução do novo Doutor,
Edmundo Emílio Mão de Ferro Martinho

Momento Musical - Hino da ULHT