Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Cineclube: Disponível Para Amar (2000)

Vem assistir à exibição do filme dirigido por Wong Kar-Wai

Cineclube

Data

-

Salão Nobre

12 Dezembro 2018

Sinopse

Situado em Hong Kong, em 1962, Chow Mo-Wan é um editor de um jornal que se muda para um prédio com sua esposa. Ao mesmo tempo, Su Li-zhen, uma linda secretária e seu marido executivo, também se mudam para esse mesmo prédio. Com os parceiros frequentemente ausentes, Chow e Li-zhen passam a maior parte do tempo juntos como amigos. Eles descobrem que tem imenso em comum, desde os gostos mais triviais até aos mesmos objetivos de vida. Com o passar do tempo e fruto da ausência dos seus cônjuges, ambos descobrem que eles estão a ter um caso extraconjugal. Feridos e zangados, eles encontram conforto em sua amizade crescente, mesmo quando decidem em conjunto não ir de encontro a infidelidade, ao contrário dos seus companheiros infiéis.

Nota
A narrativa retrata a relação entre um jornalista Chow Mo-wan (Tony Leung) e uma secretária Su Li-zhen (Maggie Cheung). Os atores são notáveis na forma como transpõem para as personagens uma história de amor que não precisa de grandes encenações para demonstrar o óbvio. A forma singular como ambos encarnam os papéis através de expressões discretas, de gestos, e de olhares furtivos é incrivelmente sedutora, revelando um sofrimento partilhado por um amor reprimido. A subtileza enquanto “amantes” é profundamente envolvente.
A fotografia de Christopher Doyle é crucial na construção de uma composição quase poética… a câmara capta as cenas em movimento, num compasso lento, recorrendo a cores quentes, sobretudo o vermelho, numa analogia ao amor e à paixão.

Equipa
Realizador: Kar-Wai Wong (as Kar Wai Wong)
Guião: Kar-Wai Wong (as Kar Wai Wong)
Direção Fotografia: Christopher Doyle
Production Design: Willian Chang
Edição: Willian Chang
Musica: Michael Galasso, Shigeru Umebayashi
Atores: Tony Chiu-Wai Leung, Maggie Cheung, Ping Lam Siu, etc.

Aspectos Técnicos
Género: Drama | Romance
País: Hong Kong | China
Linguagem: Cantonese | Shanghainese | French | Spanish
Data de estreia: 29 dezembro 2000 (Portugal)
Título Original: Faa yeung nin wa 
Título em Português: Disponível Para Amar 
Filming Locations: Angkor Wat, Siem Reap, Cambodia
Duração: 98 min
Sound Mix: Dolby Digital
Color: Color
Aspect Ratio: 1.66 : 1