Universidade Lusófona do Porto

Cineclube "O teatro é no Cinema"

Quatro sessões onde os artistas abordarão temas como o teatro, cinema, entre outros...

Exposição

Data

-

Salão Nobre

07 Fevereiro 2018

Durante quatro sessões quatro artistas abordarão temas como o teatro e o cinema, assim como as características de cada um.


Data: quartas-feiras, às 15h

Local: Salão Nobre (ULP)

  • Jogo de Cena

    Sinopse

    Jogo de Cena de Eduardo Coutinho é um relato de histórias de vida. Neste filme-documentário realizado em 2007 misturam-se as histórias reais (contadas por quem realmente as viveu) com histórias contadas por atrizes. A ideia de jogo está presente em toda a obra. Nela nos entretemos a adivinhar o que é realidade e o que é ficção. Mas o fascínio do teatro reside precisamente em procurar descobrir a verdade que se esconde atrás do artifício.

     

  • A Arca Russa

    Sinopse

    A Arca Russa (2002) de Aleksandr Sokúrov é considerado uma obra-prima do cinema contemporâneo, pois renuncia à montagem cinematográfica aproximando-se da linguagem teatral, tendo todas as acções sido desenroladas no tempo real do processo de filmagem - um único plano-sequência da maior encenação da História do Cinema, envolvendo duas orquestras sinfónicas, o corpo de baile do Kirov e milhares de figurantes.

  • A comédia e a vida

    Sinopse

    "Onde está a verdade? Onde começa a vida e onde acaba o teatro?", interroga-se a personagem Camilla e, com ela, a atriz Anna Magnani, protagonista de Le Carrosse D’Or (A Comédia e a Vida). Realizado em 1952, o filme de Jean Renoir começa e acaba num palco, e é por muitos considerado o mais belo tributo que o cinema prestou ao teatro. Fantasia setecentista sobre as aventuras e desventuras de uma companhia de commedia dell’arte chegada a uma colónia espanhola do Novo Mundo, Le Carrosse D’Or celebra a representação, o artifício, a inverosimilhança. “Pode ser-se inverosímil e verdadeiro: a verdade é, muitas vezes, inverosímil”, diz-nos Renoir. No centro, um cintilante objeto do desejo – um coche de ouro –, simultaneamente bezerro bíblico e sinal de um apelo infinito.

  • Noite de Estreia

    Sinopse

    Gena Rowlands é Myrtle Gordon, uma atriz prestes a estrear-se numa peça escrita por uma amiga sua, Joan Blondell. Uma série de imprevistos e pequenos desastres ameaçam acabar, não só com a produção da peça, mas também com a sanidade mental de Myrtle, que se sente particularmente perturbada com o acidente de carro que vitimou uma das suas mais fieis fãs. Perante um cenário desanimador qual será a real importância da máxima "the show must go on"?