Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Paulo D' Alva - Realizador e Professor

Paulo D' Alva apresentará três filmes que nos permitirão conhecer o seu percurso.

Cineclube

Cineclube ULP

Data

Sala Nobre

15 Novembro 2017

FIM DE LINHA

Fim de linha trata do tema da culpa em diferentes dimensões do real e do irreal. Começa com uma tentativa de fuga nos carris da mente que é travado por impressões de um passado sempre presente.

Como libertação final dá-se o confronto com os resquícios de uma memória que persiste. Este filme representa um conflito entre a humanidade, o mundo maquinal, a técnica, o mundo real e o imaginário.

Realizado por Paulo D'Alva e António Pinto

Argumento de Paulo D' Alva

Produzido por Bando à Parte

O filme

 

CARROTROPE

Portugal, 2013, ANI, HD, Cor, 8'

Realizador: Paulo D’Alva

Produtor: Rodrigo Areias, Bando à Parte

Argumento: Paulo D’Alva

Fotografia: Vasco Sá

Montagem: David Doutel

Música: André Natanael

Som: Pedro Pestana

Animação: Paulo D’Alva

David Doutel

Técnica de Animação: Animação 2D

Sinopse:

Carrotrope é um novo brinquedo óptico. Aglutina o carrossel e o thraumatrope, dois objectos que representam os movimentos cíclicos da vida. Entretanto, um homem bebe e o tempo passa ao ritmo dos 24 frames por segundo.

CARDIOVASCULARIDADES
Portugal, 2004, ANI, HD, Cor, 1'

Realizador: Paulo D’Alva

Argumento: Paulo D’Alva

Animação: Paulo D’Alva

Paulo D’Alva

Paulo D’Alva concluiu a licenciatura em artes plásticas na ESAP (Escola Superior Artística do Porto) e o mestrado em ensino das artes visuais na Universidade de Aveiro. Iniciou a sua carreira no cinema de animação em 1995, nos estúdios do Cineclube de Avanca. Em 1996 participou como animador e co-realizador na série “Alfredo” (exibida na SIC durante o ano de 1998, vendida para televisões de 27 países). Entre 1997 e 2001 participou em várias curtas-metragens de animação. Em 1997 realiza sua primeira curta-metragem, intitulada “A noite cheirava mal”, participando em mais de uma centena de festivais nacionais e internacionais arrecadando um total de 11 prémios, destacando o Grande prémio e o Primeiro prémio OURO do Festival de cinema “10 International Juvenale Klagenfurt” Áustria 99. Membro fundador da associação cinematográfica de Ovar – PANORÂMICA, onde foi responsável pelo atelier de cinema de animação, realizando diversos ateliers e workshops de cinema de animação. Participou em 2006 na curta-metragem de animação “A meio da noite”, e mantém uma actividade permanente como formador na área das artes plásticas, para além da realização de spots publicitários, animáticos para televisão e vídeos pedagógicos de animação. Colabora como realizador e animador nos estúdios do Bando à Parte cinema de animação.

Filmografia:
2013 – “Carrotrope”
2004 – “Movimentos nos Olhos de Um Peixe Morto”
2004 – “Cardiovascularidades”
2003 – “Vascularidade”
2001 –“ Cidadanima” (co-realizador)
2001 – “A Bíblia na Arte”
1998 – “A Noite Cheirava Mal”
1995 – “Alfredo” (co-realizador)
1995/2001 – “Marsápio e os Animais”
O realizador