Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

A Ciência das Alterações Climáticas

Ciclo Rivoli/ULP 2020 "Olhares da Terra"

Conferência

Data

Teatro Rivoli

Manuel Bogalheiro
manuel.bogalheiro@gmail.com

11 Fevereiro 2020

Sinopse
Nesta palestra, discutiremos os aspectos mais salientes da ciência do Sistema Terrestre e como o Antropoceno representa uma nova fase na evolução do Sistema Terrestre, fase esta dominada pelas actividades humanas.

Apresentaremos também um modelo por nós proposto para descrever a transição do Holoceno para o Antropoceno e discutiremos as suas implicações e a forma como este pode ser utilizado para fazer previsões e desenhar estratégias de mitigação do impacto das actividades humanas no Sistema Terrestre.


Biografia
Orfeu Bertolami nasceu em São Paulo, Brasil, em 1959. Licenciado em Física pela Universidade de São Paulo em 1980, obteve o mestrado no Instituto de Física Teórica em São Paulo em 1983, o Grau Avançado em Matemática em 1984 e o doutoramento em Física Teórica em 1987, respectivamente nas Universidades de Cambridge e Oxford no Reino Unido.

Desenvolveu actividades de investigação no Institut für Theoretische Physik em Heidelberg (1987 - 1989), no Centro Europeu de Investigação Nuclear (CERN) (1993 - 1995) em Genebra, na secção de Turim do Istituto Nazionale di Fisica Nucleare (1994) e na Universidade de Nova Iorque (1999). Foi professor no Departamento de Física do Instituto Superior Técnico (1991 - 2010), e é Professor Catedrático no Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Publicou mais de 350 artigos científicos, em livros, jornais, actas de conferências, dos quais mais de 195 em revistas especializadas com arbitragem nas áreas da astrofísica, cosmologia, física e propulsão espacial, gravitação clássica e quântica, teorias de cordas quânticas e sobre a física do Sistema Terrestre. Já apresentou mais de cinco dezenas de palestras convidadas em conferências internacionais e mais de duas centenas de seminários especializados em universidades e centros de investigação na Europa, Rússia, Coreia, Japão, China, Brasil, Argentina, Chile e Estados Unidos. Tem participado em actividades de divulgação apresentando muitas dezenas de palestras sobre temas como a unificação das interacções fundamentais da natureza, o bosão de Higgs, o Big Bang, a estrutura em larga escala do Universo, as explosões de raios gama, a origem da vida, ciência e literatura, alterações climáticas, a vida e a obra de Albert Einstein e de Galileu. É autor do "Livro das Escolhas Cósmicas", publicado pela Gradiva em 2006, uma narrativa da história da física do Universo da antiguidade até os nossos dias. É co-autor, com Martin Tajmar, do texto sobre um putativo controle da gravitação, publicado pela Agência Espacial Europeia em 2002. É co-organizador e co-autor do livro "Do Big ao Homem" (Editora da Universidade do Porto, 2015) e co-autor "Seis Breves Apontamentos de Cosmologia Contemporânea" (Editora da Universidade do Porto, 2016), este último em co-autoria com Jorge Páramos.

 

Imagem: Romy Castro - A Terra como Acontecimento