Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Campanhã e Suas Histórias

Do Mapa Emocional de Miraflor ao webdoc Associação Recreativa Os Malmequeres de Noêda.

Exposição

Data

-

Universidade Lusófona - Campus Universitário do Porto

Vanessa Rodrigues
vanessa.rodrigues@ulp.pt

21 Junho 2022

Documentar a história de Campanhã através das suas pessoas é o principal objetivo do "Mapa Emocional de Miraflor" (2018-2020) e do novo "Webdocumentário: Associação Recreativa Os Malmequeres de Noêda" (2022) que agora se apresentam em diálogo no dia 21 de junho, das 09:30 às 13:30, na Universidade Lusófona do Porto (ULP), numa parceria com o MIRA FORUM. O primeiro webdocumentário foi produzido pelo MIRA FORUM, em 2018, no âmbito do Cultura em Expansão, o segundo pelos estudantes finalistas de Jornalismo da Licenciatura em Ciências da Comunicação (CC) da ULP, em parceria com o MIRA, numa produção realizada entre março e junho de 2022.

Este evento presencial é organizado pelos estudantes, no âmbito da unidade curricular de Ciberjornalismo, sob orientação da docente e documentarista Vanessa Rodrigues e contará com as intervenções da Professora Doutora Isabel Babo, reitora da ULP e diretora da Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação da ULP, e de Manuela Matos Monteiro, cofundadora das Galerias MIRA com João Lafuente.

A sessão será moderada pelo Professor Doutor Rui Pereira, diretor da Licenciatura em Ciências da Comunicação, na qual Manuela Matos Monteiro apresentará as histórias sobre a Rua de Miraflor (livro e plataforma interativa online), relacionando-as com os novos testemunhos recolhidos pelos estudantes sobre a "Associação Recreativa Os Malmequeres de Noêda", atualmente situada na Travessa de Miraflor n.º17, freguesia de Campanhã. A ideia é devolver à comunidade estas histórias, no dia calendarizado para a avaliação final dos estudantes, que terão a oportunidade de apresentar publicamente este webdocumentário. Além disso, até ao final do ano, será organizada uma exposição e lançado um livro com estas novas histórias da "Associação Recreativa Os Malmequeres de Noêda".