Universidade Lusófona do Porto

Pós-Graduação em Marketing, Distribuição e Internacionalização de Cinema

Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação

Apresentação do Curso

Pós-graduação inovadora que responde às necessidades de expansão internacional do filme português. Aborda o conceito de marketing como atividade permeando toda a cadeia de valor da produção de um filme, desde a formação das ideias até ao momento em que o filme entra em distribuição e em consumo através dos media sociais. Aulas em horário pós-laboral. Inclui estudos de casos e master-classes por especialistas convidados.

A pós-graduação em Marketing, Distribuição e Internacionalização de Cinema está focada no desenvolvimento de competências que permitam uma abordagem informada, coerente e consequente, de acordo com as melhores práticas profissionais, no desenvolvimento e execução de projetos de cinema independente e de televisão concebidos para audiências específicas no mercado internacional.

A digitalização tem um impacto profundo no mercado e nos processos do audiovisual a nível global. À exceção dos processos de produção executiva que se mantêm inalteráveis, todas as restantes áreas de intervenção na cadeia de valor da produção de cinema e televisão, desde o momento da conceção dos produtos até à sua exibição, estão em permanente mutação solicitando por parte dos criadores e dos agentes de mercado a adoção de competências criativas e comerciais permanente atualização.

O curso aborda o conceito de marketing como atividade permeando todos os momentos da cadeia de valor, desde a formação das ideias de projeto até ao momento em que o filme entra em distribuição e em consumo expansivo através dos media sociais.

A pós-graduação fomenta a adoção de práticas profissionais que contribuem para o desenvolvimento e fortalecimento da indústria audiovisual, tendo como cenário não apenas o mercado nacional, mas também os mercados internacionais

Direção do Curso

Nuno Cintra Torres

Secretariado

Patricia Pinto

Objetivos

Desenvolvimento de pensamento estratégico; contribuição para o desenvolvimento de projetos de cinema e televisão imbuídos desde a sua conceção com qualidades orientadas aos investidores e a mercados específicos, designadamente internacionais, encapsuladas num plano de negócio profissional

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

As competências adquiridas permitirão aos alunos desenvolver produtos audiovisuais preparados de acordo com técnicas de planeamento, produção, marketing e distribuição informadas por novos modelos de negócio, desde a fase de desenvolvimento do projeto até à elaboração de um plano de negócio, para apresentação a potenciais investidores e instituições de suporte, para consumo por audiências-alvo bem definidas.

Observações

Data prevista de inicio: Outubro 2017

Docentes:
VÂNIA GONÇALVES
Doutorada em Media Digitais pela Universidade do Porto e em Media e Ciências da Comunicação pela Vrije Universiteit Brussel (duplo grau). Iniciou a sua carreira profissional no Grupo Sonae na área das telecomunicações e na Universidade do Porto. Desde 2006 faz investigação na área da convergência entre o setor dos media e das telecomunicações, inovação e políticas.

MARTA VAZ DE SOUSA
Advogada com Pós-graduação em Direito da Informação e com formação em Gestão e Aspetos Legais da Produção de Cinema e Marketing e Distribuição Internacional de Audiovisual. Especialista em produção, distribuição e vendas internacionais de cinema e televisão, tem sido presença regular em festivais e mercados internacionais nos últimos 15 anos. Docente em produção e distribuição de cinema.

SÓNIA NOGUEIRA
Doutorada em Marketing e Estratégia com experiência na Direção de Marketing e Branding de 15 anos. Docente de marketing e comportamento do consumidor. Especialista em Marketing de Turismo e Análise de Redes.

NUNO CINTRA TORRES
Mestre em Administração de Empresas (MBA) pela University of Liverpool. Especialista de Reconhecida Experiência e Competência Profissional em Produção de Meios Audiovisuais e Media. Mais de 45 anos de experiência como empreendedor, gestor e administrador de empresas de imprensa, televisão e pay TV. Realizador e produtor de documentários e programas de rádio e televisão. Autor de vários livros. Colunista. Investigador e docente em gestão.

Valores

Valor de Candidatura 25 €
Seguro Escolar40 €
Matrícula e Inscrição175 €
Propina Mensal 200 €
Número de prestações mensais 8
Propina Total 1600 €