Universidade Lusófona do Porto

A dimensão pedagógica da mediação

Reportagem sobre a Sessão de Abertura do Ano da Faculdade de Psicologia, e Educação e Desporto.



Foi no dia 15 de novembro na Sessão de Abertura do Ano Letivo da Faculdade de Psicologia, Educação e Desporto da Universidade Lusófona do Porto que o Professor Doutor João Paulo Ferreira Delgado, professor adjunto no Instituto Politécnico do Porto nos presenteou com a sua presença.

Um dos autores da obra "Pedagogias de Mediação Intercultural e Intervenção Social" foi a perfeita escolha para a Sessão de Abertura, uma vez que o tema em destaque foi "a mediação como modelo para a intervenção socioeducativa."

Começou por explicar o conceito Mediação, que significa agir como uma espécie de pacificador ou intermediário entre dois lados opostos e pode ter várias acessões, uma vez que pode ser aplicado em conflitos entre vizinhos, na família, no espaço laboral, na construção e implementação de politicas, na escola e em muitos outros espaços sociais.

O papel do mediador consiste na aproximação e no reunir do que se encontra distante do sujeito, permitindo-lhe a possibilidade de uma certa aprendizagem que sem ele não se concretizaria. Tem, assim, de se encontrar suficientemente distanciado do sujeito, mas não demasiado distante.

É, então, importante que o mediador socioeducativo, seja este um educador social, um psicólogo ou qualquer outro profissional escute perguntas e dúvidas, sem sentir a necessidade de as resolver instantaneamente, mas sim arranjar uma maneira de fazer o sujeito encontrar a sua resposta.

Ao longo da conferência, Delgado recorreu à obra escritor austríaco Robert Musil ¿ "O Homem sem Qualidades", - para o auxiliar no desenvolvimento da temática em questão, uma vez que este na sua obra reconheceu a existência de um sentido de possibilidade e um sentido de realidade que se interligam.

Nesta dimensão pedagógica, a mediação consiste em estabelecer ou em restabelecer uma "relação positiva consigo mesma, com os outros, com o mundo e com a vida em geral".