Universidade Lusófona do Porto

Licenciatura em Serviço Social

Faculdade de Ciências Económicas, Sociais e da Empresa

Apresentação do Curso

As mudanças societárias e os problemas sociais e de relações humanas que originam, configuram desafios que recaem sobre os/as assistentes sociais quer na sua prática direta quer no planeamento e gestão de programas, projetos sociais.
A licenciatura em Serviço Social na ULP, concebida num plano de estudos que privilegia as unidades específicas de Serviço Social complementadas por outras das ciências sociais e humanas, visa a compreensão dos problemas sociais considerando as dimensões estruturas e conjunturais individuais e coletivas. Em todas as Unidades Curriculares fortalecem-se os fundamentos teóricos, e os princípios dos direitos humanos da justiça e da responsabilidade social. Mas, tendo em conta as exigências de conhecimento e perícia técnica e a construção de uma relação profissional balizada em competências e valores profissionais, o plano articula instâncias teóricas com outras de vivência experiencial. Valorizam-se em particular os Núcleos de Estudos (1º e 2º ano) e os Estágios (2º e 3º ano) estes com a supervisão partilhada sistemática e programada. Em ambas as instâncias o/a estudante progressivamente observa, analisa e interpreta o social e os seus problemas, contribuindo para as dimensões teórico-metodológicas técnico- operativas e ético-políticas características da profissão.

Razões para frequentar este curso

  • O serviço social desempenha na sociedade portuguesa funções que viabilizam a resolução de problemas sociais favorecendo a promoção e desenvolvimento humano e o bem-estar das pessoas com quem trabalha.
  • Utilizando métodos de intervenção social, em função de áreas específicas e dos contextos sociais, responde a necessidades do quotidiano, e aplicando as políticas públicas e sociais ao serviço das pessoas em condições de maior vulnerabilidade social.
  • As competências profissionais e os valores deontológicos que norteiam a sua ação confirmam a dedicação do serviço social às causas sociais situando a profissão numa dimensão simultaneamente de compreensão humana e de capacitação dos sujeitos da intervenção.
  • Conforme definição internacional de Serviço Social a profissão coloca ao serviço da população a sua deontologia, salvaguardando os valores da justiça social direitos humanos desenvolvimento e responsabilidade social.
  • Acreditado pela A3ES a licenciatura em Serviço Social na ULP é um curso jovem que, sem esquecer o passado da profissão, tem relativamente às questões sociais um olhar de presente e de futuro, abrindo possibilidades de intervenção profissional consistente e digna.
  • Articula-se a dimensão teórica e prática em UC laboratoriais de observação, e estágios pedagógicos supervisionados. O corpo docente, incluindo convidados estrangeiros, alia qualificação teórica, experiência de ensino, de intervenção e de investigação, como garantia do acompanhamento do processo de aprendizagem e de construção de identidade.

Despacho do curso

Despacho n.º 26549/2009, de 7 de dezembro, alterado pelo Despacho nº 15951/2012, de 13 de dezembro

Estado de acreditação pela A3ES

Acreditado

Data de publicação da decisão

11/07/2012

Deliberação da A3ES

Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS

Licenciado |6 Semestres |180 ECTS

Direção do Curso

Prof. Doutora Maria Emilia Freitas Ferreira

Condições de Ingresso

Podem candidatar-se a este ciclo de estudos os que apresentem candidatura através do concurso institucional de acesso e tenham aprovação a uma das seguintes provas de ingresso:

09 Geografia
17 Matemática Aplicada às Ciências Sociais
18 Português

Os candidatos podem ainda ingressar através dos regimes de mudança de par instituição/curso ou através de um Concurso Especial, de acordo com as normas legais em vigor (titulares de curso superior, titulares de Curso de Especialização Tecnológica, titulares de Curso Técnico Superior Profissional ou Maiores de 23 anos).
Podem ainda ingressar os candidatos que reúnam as condições previstas no Estatuto do Estudante Internacional.

Requisitos de Graduação

Ter concluido um total de 180 ECTS

Objetivos

Habilitar para o exercício profissional de assistente social;
Capacitar para a interpretação crítica da realidade e dos problemas da sociedade atual em permanente mudança, estabelecendo os fundamentos teóricos, éticos e metodológicos adequados a diferentes problemáticas e contextos sociais e institucionais;
Garantir o domínio técnico-operativo sedimentado no conhecimento e na experiência, desenvolvendo competências específicas para o desempenho profissional;
Incrementar o sentido da identidade inerente a este corpo profissional e ao seu agir;
Estimular uma atitude investigativa que possibilita a criatividade para formas de intervenção mais participativas inovadoras e criticas, e a qualificação em novos patamares académicos;
Reconhecer e/ou superar limites, desenvolver a autoestima,
Desenvolver e/ou reforça capacidades pessoais e sociais enquanto suporte das capacidades e competências profissionais.
Reconhecer o valor do trabalho em equipa.

Destinatários

Jovens com o 12º ano ou cursos legalmente equivalentes que valorizem o social como espaço da sua dinâmica pessoal e inserção profissional.
Jovens e outras pessoas com interesse em busca de uma formação que contribua para o bem estar, a justiça social o desenvolvimento humano e social e a responsabilidade social.
Em geral pessoas com motivação e/ou experiência no trabalho e orientação de crianças e jovens, trabalho com seniores, desenvolvimento comunitário e de cidadania,

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Teóricas - determinantes de um agir teoricamente fundamentado que permitam desvendar e interpretar, através do movimento de construção e desconstrução, as questões estruturais e conjunturais, objetivas e subjetivas das problemáticas presentes na sociedade;
Técnicas - com relevo para a elaboração de diagnósticos, de programas e projetos sociais, e de outros suportes instrumentais próprios da profissão;
Éticas - correspondendo à atitude de negação das evidências do senso comum e da emissão de juízos de valor no respeito pelos valores dos direitos humanos e da justiça social;
Relacionais - na capacidade e qualidade na relação e comunicação interpessoal, utilizando a linguagem adequada às circunstâncias, a forma eficiente de produzir e transmitir a mensagem e a de captar as diferentes formas de feedback;
Trabalho em equipa, controle de riscos, desejo de se superar e de formação permanente.

Estudos Futuros

A formação de 1º ciclo em Serviço Social habilita ao acesso a outros níveis de qualificação particularmente pos graduações e mestrado.

Saídas Profissionais

Os assistentes sociais atuam em diferentes áreas: Saúde, Educação, Justiça, Segurança Social, Habitação, em organismos públicos ou privados e outras entidades da Economia Social como, Misericórdias, IPSS, Associações Movimentos Sociais, Sindicatos, Cooperativas e Associações Mutualistas e Fundações, tanto na função de trabalho direto com a população e suas necessidades quer função de diretor técnico ou assessor.
O poder local (autarquias) dado o aumento das suas competências tem vindo a tornar-se um forte empregador destes profissionais.
O profissional de Serviço Social poderá ainda exercer a sua atividade em projetos próprios de empreendedorismo, ou regime de profissão liberal, em através de assessoria e consultoria.

O poder local (autarquias) dado o aumento das suas competências tem vindo a tornar-se um forte empregador destes profissionais.
O profissional de Serviço Social poderá exercer a sua atividade em projetos próprios de empreendedorismo, ou regime de profissão liberal, em através de assessoria e consultoria.

Observações

Os/as estudantes de Serviço Social fazem parte do corpo discente da ULP como tal usufruem de todos os direitos e garantias previstas nos regulamentos internos, nomeadamente quanto a avaliação, à candidatura a bolsas de estudo à oferta de programas internacionais, e à participação em órgãos da ULP ou da Faculdade conforme regulamentos próprios.
Os/as estudantes de Serviço Social podem participar na organização de atividades culturais, ou de solidariedade por iniciativa própria ou de outros, ou por solicitação da direção ou de órgãos da ULP. Particularmente nos projetos que se dirijam à comunidade a sua iniciativa ou participação será sempre incentivada.

Docentes Convidados

Profª Doutora Maria Carmelita Yazbek - PUC-SP
Profª Doutora Célia Maria Grandinni Albiero - UFT

Áreas Científicas

Serviços sociais | Ciências sociais e do comportamento | Psicologia

Plano de Estudos

Despacho n.º 26549/2009, de 7 de dezembro, alterado pelo Despacho nº 15951/2012, de 13 de dezembro
1.º Ano/ Tronco comumSemestre ECTS
Direito e Cidadania1º Semestre4
Economia Social1º Semestre4
História e Fundamentos do Serviço Social1º Semestre5
Introdução ao Pensamento Contemporâneo1º Semestre5
Metodologia de Investigação Social1º Semestre5
Núcleo de Estudos e Pesquisa em Serviço Social e Intervenção Social I1º Semestre2
Teorias Sociológicas1º Semestre5
Núcleo de Estudos e Pesquisa em Serviço Social e Intervenção Social II2º Semestre2
Opção I2º Semestre4
Política Social2º Semestre5
Psicologia do Desenvolvimento2º Semestre5
Serviço Social: Identidade, Comunicação e Linguagem2º Semestre5
Sociologia da Família2º Semestre4
Teoria e Metodologia do Serviço Social I2º Semestre5
2.º Ano/ Tronco comumSemestre ECTS
Estágio I - Supervisão Académica e Inserção InstitucionalAnual10
Opção IISemestral4
Elaboração e Gestão de Projetos Sociais e Culturais1º Semestre5
Ética e Deontologia em Serviço Social1º Semestre5
Núcleo de Estudos e Pesquisa em Serviço Social e Intervenção Social III1º Semestre2
Psicologia Social1º Semestre4
Teoria e Metodologia do Serviço Social II1º Semestre5
Estatística para as Ciências Sociais2º Semestre5
Núcleo de Estudos e Pesquisa em Serviço Social e Intervenção Social IV2º Semestre2
Opção III2º Semestre4
Políticas Sociais e Serviço Social2º Semestre4
Seminário de Investigação e Intervenção em Serviço Social I2º Semestre5
Teoria e Metodologia do Serviço Social III2º Semestre5
3.º Ano/ Tronco comumSemestre ECTS
Estágio II - Supervisão Académica, Projeto e Relatório Monográfico de AtividadesAnual35
Opção IV1º Semestre4
Seminário de Investigação e Intervenção em Serviço Social II1º Semestre6
Seminário Modular de Aprofundamento Temático1º Semestre5
Opção V2º Semestre4
Seminário de Investigação e Intervenção em Serviço Social III2º Semestre6

Corpo Docente

Lista de Professores do Curso, Habilitações e Regime de Tempo
DocenteHabilitações AcadémicasRegime
António Manuel Lopes TavaresDoutoramentoTempo Integral
Carla Isabel Mota De CarvalhoDoutoramentoTempo Integral
Cláudia Mônica Dos SantosDoutoramentoTempo Parcial
Jacqueline Ferreira MarquesDoutoramentoTempo Integral
José Manuel Lopes Da Silva MoreiraDoutoramentoTempo Integral
Maria Emília Freitas FerreiraDoutoramentoTempo Integral
Maria José Pereira FerreiraDoutoramentoTempo Integral
Sónia Mafalda Pereira RibeiroDoutoramentoTempo Integral

Valores

Mudança de curso 63 €
Alunos externos 0 €
Titulares de curso médio 149 €
Titulares de curso superior 149 €
Acesso 149 €
Matrícula217 €
Inscrição215 €
Seguro Escolar40 €
Valor médio mensal para 30 ECTS para disciplinas semestrais 295,2 €
Valor por ECTS 9,84 €