Universidade Lusófona do Porto

Apresentação do Curso

A licenciatura em Comunicação Aplicada: Marketing e Publicidade está integrada na Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias de Informação da ULP. A Licenciatura em Comunicação Aplicada abriu no ano letivo 2012/2013 e tem um elevado número de estudantes inscritos (portugueses, e também estudantes de origem brasileira, angolana e cabo-verdiana) sendo possível considerar a formação de duas turmas - regime diurno e regime pós-laboral - a funcionarem em simultâneo, consoante o número de alunos em cada ano letivo. O curso oferece um percurso académico que alia uma componente teórica elementar na área das Ciências da Comunicação com a formação especifica e prática assente nas áreas de Marketing, Publicidade e Relações Públicas. Existem Unidades Curriculares especialmente dedicadas às áreas de Marketing e Publicidade (Atelier de Publicidade; Semiótica da Publicidade), enquanto outras (como Comunicação Politica e Comunicação e Assessoria e as opções de Atelier de Relações Públicas e Teoria de Relações Públicas) são dedicadas à investigação na área das Relações Públicas.
A licenciatura em Comunicação Aplicada: Marketing e Publicidade tem como objetivo formar especialistas aptos a desenvolver e implementar estratégias e políticas de comunicação para empresas e para instituições públicas, privadas e não-governamentais. O curso integra um conjunto de matérias de formação teórica e prática que permite ao futuro profissional atuar com rigor científico, atualidade tecnológica e capacidade de gestão do quotidiano comunicacional, tanto na criação e produção de conteúdos para uma diversidade de públicos, produtos, serviços e marcas, quanto na inserção das relações sociais de identidade e imagem. Constitui-se como uma formação especializada e atual sobre aspetos da comunicação e dos media aplicados ao Marketing, Publicidade e RP que permite ao diplomado exercer as suas atividade em áreas reconhecidas e apelativas pelo elevado nível de empregabilidade.

Despacho do curso

Despacho n.º 6470/2013, de 17 de maio

Estado de acreditação pela A3ES

Acreditado

Data de publicação da decisão

02/04/2013

Deliberação da A3ES

Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS

Licenciado |6 Semestres |180 ECTS

Direção do Curso

Prof.ª Doutora Maria Belém Ribeiro

Secretariado

Dra. Carla Queirós

Condições de Ingresso

Podem candidatar-se a este ciclo de estudos os que apresentem candidatura através do concurso institucional de acesso e tenham aprovação a uma das seguintes provas de ingresso:

11 História
17 Matemática Aplicada às Ciências Sociais
18 Português

Os candidatos podem ainda ingressar através dos regimes de mudança de par instituição/curso ou através de um Concurso Especial, de acordo com as normas legais em vigor (titulares de curso superior, titulares de Curso de Especialização Tecnológica, titulares de Curso Técnico Superior Profissional ou Maiores de 23 anos).
Podem ainda ingressar os candidatos que reúnam as condições previstas no Estatuto do Estudante Internacional.

Requisitos de Graduação

Ter concluido um total de 180 ECTS

Objetivos

A licenciatura em Comunicação Aplicada tem os seguintes objetivos:
1 - Formar diplomados com competências técnicas e científicas que suportem uma abordagem profissional com sucesso no trabalho desenvolvido na conceção, produção e implementação de programas e planos de comunicação de acordo com os objetivos operacionais e estratégicos institucionais e de marketing
2 - Desenvolver as competências dos futuros Licenciados, quer as de natureza genérica - desenvolvimento do espírito crítico e da capacidade analítica - quer as de natureza específica associadas à gestão das relações com o consumidor e com os media e como influenciá-lo;
3 - Contribuir para a qualificação de quadros superiores na área da Comunicação Aplicada, que num contexto em rápida mutação e à medida que a tecnologia de comunicação o passou cada vez mais a incluir os suportes digitais contemporâneos.
4 - Formar diplomados com o nível de habilitações apropriado para ingressar no mercado Europeu e Lusófono.
5 - Reforçar a oferta formativa da ULP num setor estratégico para o país e para a base empresarial do Norte que apresenta um crescimento exponencial devido ao sucesso da profissionalização da comunicação.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

A licenciatura em Comunicação Aplicada visa fornecer:
1 - Formação geral em áreas de base da Comunicação Aplicada e capacidade multidisciplinar de análise crítica e de capacidade de resolução de problemas no âmbito das áreas científicas do curso, fundamentando argumentação própria.
2- Capacidade de auto-aprendizagem, comunicação e aplicação dos conhecimentos adquiridos, de avaliação de situações, tomada de decisões em problemas no âmbito da área formação e respetiva fundamentação sob os aspetos científicos, sociais e éticos.
3- Conhecimento especializado para a prática de diferentes áreas profissionalizantes.
4 - Capacidade de recolha, seleção e interpretação de informação que habilitem a fundamentação das soluções preconizadas e dos juízos emitidos, incluindo a dos aspetos científicos, sociais e éticos.
5- Capacidade inventiva e criatividade que permitam a constante adaptação e a reinvenção do seu trabalho num mercado global.
6 - Ferramentas importantes para a criação do próprio posto de trabalho.

Estudos Futuros

A licenciatura em Comunicação Aplicada leva à formação de segundo ciclo nos programas de mestrado ou de pós-graduação em Comunicação, Marketing, Publicidade e Relações Públicas.

Saídas Profissionais

Agências de Comunicação; Agências de Publicidade; Empresas de Consultoria em Comunicação e Imagem e Comunicação Politica; Empresas de Elaboração de Páginas Web e de Gestão de Conteúdos na Web; Departamentos de Comunicação e Marketing; Instituições de docência e de investigação em Marketing, Publicidade e Relações Públicas e Ciências da Comunicação.

Áreas Científicas

Marketing e publicidade

Plano de Estudos

Despacho n.º 6470/2013, de 17 de maio
1.º Ano/ Tronco comumSemestre ECTS
Fundamentos do Marketing1º Semestre6
História dos Meios de Comunicação1º Semestre7
Introdução ao Pensamento Contemporâneo1º Semestre5
Técnicas de Expressão Escrita1º Semestre6
Teoria da Publicidade1º Semestre6
Computação Multimédia e Interactividade2º Semestre7
Estudos do Mercado2º Semestre6
Metodologias de Análise do Texto e do Discurso2º Semestre6
Métodos Quantitativos e Análise Estatística2º Semestre6
Sociologia dos Media e da Opinião Pública2º Semestre5
2.º Ano/ Tronco comumSemestre ECTS
Comunicação e Assessoria1º Semestre6
Cultura Visual 1º Semestre6
Direito da Comunicação e da Informação1º Semestre6
Ética e Responsabilidade dos Media1º Semestre6
Retórica da Publicidade1º Semestre6
Comportamento do Consumidor2º Semestre6
Marketing Estratégico2º Semestre6
Marketing Operacional2º Semestre6
Processos Criativos2º Semestre6
Semiótica da Publicidade2º Semestre6
3.º Ano/ Tronco comumSemestre ECTS
Comunicação Organizacional1º Semestre6
Comunicação Política1º Semestre6
Gestão da Comunicação1º Semestre6
Marketing Digital1º Semestre6
Opção I1º Semestre6
Atelier de Marketing2º Semestre6
Atelier de Publicidade2º Semestre6
Comunicação da Marca2º Semestre6
Marketing Internacional2º Semestre6
Opção II2º Semestre6

Corpo Docente

Lista de Professores do Curso, Habilitações e Regime de Tempo
DocenteHabilitações AcadémicasRegime
Ana Augusta Mestre TeixeiraMestradoTempo Parcial
André Nuno Carita Pires De CarvalhoDoutoramentoTempo Parcial
Carla Maria Alves Madeira Marques De QueirósLicenciaturaTempo Parcial
Carla Maria Cadete Vieira Ramos MeloDoutoramentoTempo Integral
Célia Maria Taborda Da SilvaDoutoramentoTempo Integral
Francisco Manuel Rebelo De Almeida EspinhaçoLicenciaturaTempo Parcial
João Sousa CardosoDoutoramentoTempo Integral
Jorge Remondes De SousaDoutoramentoTempo Parcial
Luís Miguel Nunes Da Silva LoureiroDoutoramentoTempo Integral
Manuel Santos E MatosDoutoramentoTempo Integral
Marco Aurélio Ribeiro LamasDoutoramentoTempo Parcial
Maria Belém Reis Serra Pereira RibeiroDoutoramentoTempo Integral
Maria José Moutinho FerreiraDoutoramentoTempo Integral
Rui Alberto Mateus PereiraDoutoramentoTempo Integral

Valores

Titulares de curso superior 149 €
Alunos externos 0 €
Titulares de curso médio 149 €
Acesso 149 €
Mudança de curso 63 €
Matrícula217 €
Seguro Escolar40 €
Inscrição215 €
Valor médio mensal para 30 ECTS para disciplinas semestrais 311,1 €
Valor por ECTS 10,37 €