Universidade Lusófona do Porto

Seminário I

Curso

Ciências de Engenharia Aeroespacial

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

135 | 60

Código

ULP1393-964

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Modalidade de Ensino

Face-a-face

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

O programa da UC centra-se na abordagem do desenvolvimento, concepção, fabrico, teste, operação e manutenção de aeronaves, tripuladas ou não, de foguetões, veículos espaciais e satélites.
São apresentadas as múltiplas inovações tecnológicas de cariz espacial ou astronáutico no âmbito dos sistemas aeronáuticos actualmente em desenvolvimento, principalmente, nos domínios das telecomunicações, navegação, orientação, instrumentação e sistemas de controlo de voo.
Os temas abordados dão origem a trabalhos de pesquisa, previamente acordadas entre os alunos e o professor responsável, na área dos: veículos de asa rotativa, jactos de descolagem ou aterragem vertical; aeronaves robotizadas; mísseis; lançadores de satélites; e, veículos espaciais. O programa da disciplina contempla o desenvolvimento de competências de expressão oral e escrita que facilitem a comunicação de conclusões e os raciocínios, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades.

Objetivos

Dotar os estudantes de conhecimentos e capacidades multidisciplinares de análise crítica da panorâmica geral das ciências da Engenharia Aeroespacial sob os pontos de vista tecnológico, operacional e histórico.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Capacidade de recolha, seleção e interpretação de informação relevante, particularmente na respetiva área de estudo, que habilitem a fundamentação das soluções preconizadas e dos juízos emitidos, incluindo a análise dos aspetos científicos, sociais e éticos relevantes;
Capacidade inventiva e criatividade que, na futura vida profissional do Licenciado, permitam a constante adaptação e a reinvenção do seu trabalho num mercado global em mutação constante;
Capacidade de autoaprendizagem, comunicação e aplicação dos conhecimentos adquiridos, de avaliação de situações, tomada de decisões em problemas no âmbito da área formação.

Metodologias de ensino e avaliação

A estrutura das aulas é dividida em aulas teóricas, utilizando o método
expositivo e interativo, ou, apresentação de assuntos por audiovisuais, e aulas práticas e laboratoriais, onde os alunos são confrontados com problemas, a realizar individualmente ou em grupo, com a ajuda do professor, onde poderão aplicar os conhecimentos adquiridos. A relação aluno/docente torna-se bastante mais favorável nestas aulas uma vez que se encontram reunidas as condições adequadas para uma maior participação em aula, restituindo a iniciativa ao aluno no processo educativo da sua própria formação.
O método de avaliação é semestral, de incidência contínua ou por exame final, de acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos da ULP.
O método de avaliação contínua inclui: um trabalho escrito em grupo (30% da classificação); apresentação do trabalho (20% da classificação);
participação nas aulas e realização dos vários desafios propostos nas aulas (30% da classificação); produção de um poster

Bibliografia principal

Vários artigos (científicos, de opinião, divulgação) retirados de revistas da
especialidade.