Universidade Lusófona do Porto

Química Geral

Curso

Ciências de Engenharia Aeroespacial

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

135 | 60

Código

ULP1393-5

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Modalidade de Ensino

Face-a-face

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

CONSTITUIÇÃO DA MATÈRIA. Considerações. Tabela Periódica dos Elementos. Massa atómica e Massa atómica relativa. Estabilidade e reatividade atómicas. Regra do octeto. Ligação química. 10 Lei de Lavoisier. Massa molecular relativa. Mole e massa molar. Nomenclatura de compostos inorgânicos. REAÇÕES QUÍMICAS. Considerações. 20 lei de Lavoisier. Cálculos estequiométricos. Grau de pureza. Rendimento. Reagente limitante. REAÇÕES REDOX. Estado de oxidação. Acerto de uma reação redox. Pilha eletroquímica. SOLUÇÕES. Considerações. Dissociação e ionização. Conceito de eletrólito. Medidas de concentração. GASES. Leis dos gases. Gases ideais e reais. Pressão parcial e total. CINETICA QUÍMICA. Velocidade de reação. Mecanismo reacional. Leis de velocidade. Lei de Arrhenius. Energia de ativação. Catálise. EQUILÍBRIO QUÍMICO. Considerações. Equilíbrio e velocidade de reação. Equilíbrio ácido-base. Escalas de pH e pOH; ácidos e bases fracos, polipróticos. Soluções tampão. Indicadores.

Objetivos

A unidade curricular (UC) de Química visa proporcionar uma formação geral e básica em Química, útil a todos os cursos de Ciências e Engenharias. Pretende-se transmitir ferramentas, como a tabela periódica, e vários conceitos, nomeadamente os relacionados com medidas de quantidade de matéria, soluções, gases e estados de equilibrio químico. A faceta fundamental da formação geral em Química conferida nesta UC pretende preparar o aluno para lidar com novos problemas em Química, servindo de base para outras unidades curriculares relacionadas do Curso de Engenharia do Ambiente, sabendo simultaneamente orientar-se no seu estudo/pesquisa.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

No fim da UC, o Aluno compreenderá a composição da matéria e os seus processos de transformação. Será ainda capaz de classificar e quantificar a matéria, realizar cálculos estequiométricos, prever a ocorrência de alguns processos químicos e compreender o comportamento no estado gasoso. Por fim, o Aluno terá a capacidade de compreender a velocidade das reações e estados de equilíbrio químico.

Metodologias de ensino e avaliação

As sessões são divididas em teóricas e práticas. As sessões práticas servem de suporte às sessões teóricas, aproveitando para esclarecer dúvidas dos estudantes e verificar se estes adquiriram os conteúdos transmitidos e se são ainda capazes de construir o seu conhecimento face a novas situações/problemas propostos.
Modalidade de Avaliação Mista
É composta por duas provas escritas, realizadas em sala de aula, com ponderações semelhantes. A primeira prova ocorrerá em período letivo, em data a indicar pelo Professor. A realização da segunda prova é agendada para o dia e horário que vierem a ser designados para realização do Exame Final de 1ª Época.
Modalidade de Avaliação Final
Segue as normas gerais da ULP. Consiste numa prova escrita composta por questões de natureza teórica e também resolução de exercícios, com ponderação de 100 %.

Bibliografia principal

Atkins, P. & Jones, L. (2005). Chemical Principles - The Quest for Insight, 3rd Edition, W. H. Freeman.
Chang, R. 2005. Química (5.ª Edição). McGraw-Hill, Lisboa, Portugal.
Santos, A. & Castro, S. 2011. Apontamentos de Química e Exercícios. Porto, Portugal.
Jones, L. & Atkins, P. 2000. Chemistry - Molecules, Matter and Change, 4th Edition, W. H. Freeman.
Diversos textos de apoio a fornecer ao longo das sessões.