Universidade Lusófona do Porto

Projeto III

Curso

Ciências de Engenharia Aeroespacial

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 15

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

405 | 105

Código

ULP1393-2407

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Modalidade de Ensino

Face-a-face

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

O programa da unidade curricular centra-se na abordagem do desenvolvimento, concepção, fabrico, teste, operação e manutenção de aeronaves, tripuladas ou não, de foguetões, veículos espaciais e satélites.

Objetivos

O Projeto Aeroespacial III é encarado como um Trabalho Final de Curso e, desta forma, incide sobre problemas de síntese e é orientado por objetivos. Tem sempre que possível um carácter interdisciplinar e deve conduzir a resultados finais suscetíveis de utilização (dispositivo ou aparelho, programa, método ou conclusões sobre um problema, etc).

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

- Autonomia no desenvolvimento de um projeto do domínio da engenharia aeroespacial, bem como a capacidade para o executar.
- Competência para a abordagem, numa perspetiva de sistema, de situações recentes de interesse prático e atual;
- Capacidade para a recolha de informação e de bibliografia pertinente;
- Seleção fundamentada das metodologias e ferramentas de projeto;
- Capacidade de teste e de análise crítica dos resultados face às especificações inicialmente impostas.

Metodologias de ensino e avaliação

A realização de cada trabalho decorrerá durante todo o semestre letivo, sob a orientação dos Professores. Será com eles que cada estudante envolvido deverá planear e coordenar ações.
A classificação final será sempre individual, expressa numa escala inteira de 20 valores e, em regra, é comunicada ao estudante imediatamente após a apresentação e defesa oral do Dossier.
Essa classificação atenderá à opinião recolhida pelo orientador durante a realização do trabalho (peso=10%), bem como à qualidade do Dossier Final (peso=60%) e à qualidade da apresentação e defesa oral do trabalho (peso=30%) aferida por um juri, com os pesos que se incluíram entre parêntesis.

Bibliografia principal

Atendendo a que a disciplina assenta na realização de trabalhos diversificados pelos alunos, cada um sob orientação de um professor, a bibliografia e outros elementos de consulta ficam dependentes do tipo e do âmbito de cada um desses mesmos trabalhos.