Universidade Lusófona do Porto

Projeto II

Curso

Ciências de Engenharia Aeroespacial

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

135 | 60

Código

ULP1393-512

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Modalidade de Ensino

Face-a-face

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

A unidade curricualr funciona com um conjunto de Professores Orientadores que orientam, individualmente, os diversos temas de projeto. Cada estudante desenvolve, ao longo da unidade curricular, um certo tema, que será concretizado num relatório, monografia ou outro. Este será objeto de apresentação e defesa perante um júri.
No âmbito da coordenação da disciplina serão realizadas aulas formais dirigidas a todos os estudantes inscritos na unidade curricular, que abordarão os seguintes tópicos:
Projeto aeroespacial
Estruturas aeroespaciais
Introdução ao cálculo automático de estruturas
Produção de estruturas aeroespaciais
A unidade curricular obriga ao desenvolvimento de um trabalho de projeto.

Objetivos

O Projeto Aeroespacial II incide sobre problemas de síntese e é orientado por objetivos. Tem um carácter interdisciplinar e deve conduzir a resultados finais suscetíveis de utilização ao nível das estruturas aeroespaciais.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Tornar o estudante capaz de possuir:
Competência para a abordagem, numa perspetiva de sistema, de situações recentes de interesse prático e atual;
Capacidade para a recolha de informação e de bibliografia pertinente;
Capacidade para conceber e desenhar soluções sistémicas finais;
Capacidade de teste e de análise crítica dos resultados face às especificações inicialmente impostas;
Capacidade para apresentar um trabalho de formato científico e discuti-lo com os seus pares.
Desta forma será possível estabelecer uma primeira ligação entre a formação realizada na Universidade, a atitude como resolvem os problemas de engenharia, e o trabalho com que os estudantes se poderão deparar na futura vida profissional.

Metodologias de ensino e avaliação

É através do desempenho de diferentes técnicas e procedimentos a realizar nas componentes de ensino teórico (T) e ensino prático e laboratorial (PL) desta unidade curricular que os conteúdos programáticos vão ser apresentados aos alunos. Nas aulas de ensino prático e laboratorial (PL), o aluno apresentará o que foi apreendido por ele, seguindo-se depois uma discussão sobre os novos conhecimentos.
A assiduidade do estudante às sessões T e PL será objeto de controlo através de folha de presença assinada pelo mesmo, no espírito do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos da ULP e como princípio salutar para a responsabilização do estudante.
AVALIAÇÃO: Um teste sobre a matéria ministrada nas aulas formais. Apreciação do Relatório Final de Trabalho de Projeto e apresentação e defesa do trabalho perante um júri (1,5H), de acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos da ULP) e do Regulamento de Funcionamento da Disciplina de Projeto.

Bibliografia principal

Atendendo a que a disciplina assenta na realização de trabalhos diversificados pelos estudantes, cada um sob orientação de um professor, a bibliografia e outros elementos de consulta ficam dependentes do tipo e do âmbito de cada um desses mesmos trabalhos.