Universidade Lusófona do Porto

Inovação e Empreendedorismo

Curso

Ciências de Engenharia Aeroespacial

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

135 | 60

Código

ULP1393-10784

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Modalidade de Ensino

Face-a-face

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Empreendorismo e inovação
2. Construir uma equipa e liderar pessoas
3. Oportunidades e ideias de negócio
4. Plano estratégico e operacional de marketing
5. O ambiente e a indústria
6. As formas jurídicas de uma empresa
7. O financiamento: por endividamento ou por capital próprio
8. Aspetos económico-financeiros
9. O investimento
10. A gestão do negócio

Objetivos

Exposição do progresso histórico, das teorias e do método do empreendorismo no Mundo e, em especial, em Portugal; Fornecer um conjunto de técnicas para enunciar, executar e administrar uma ideia de negócio; Proporcionar meios e caminhos para as análises teóricas e práticas dos ambientes interno e externo às empresas; Ativar uma atitude empreendedora no aluno; Estimular a compreensão do processo de deteção e de análise das oportunidades de negócio; Facultar meios para as análises da possibilidade e da exequibilidade económica e financeira de um negócio.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

O estudante deverá ser capaz de:
- Abarcar o processo empreendedor; Saber as diversas áreas da gestão que são fundamentais para criar e para administrar uma empresa; Avaliar a possibilidade empreendedora das ideias de negócio; Executar um plano de negócios com os respetivos planos operacionais, de marketing, estratégico, económico e financeiro; Examinar a exequibilidade empreendedora de um negócio.

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas presenciais teórico-práticas baseiam-se na exposição dos conteúdos do programa e na realização de análises económico-financeiras. Com o objetivo de se potenciar a aprendizagem poderão ser, também, utilizados métodos audiovisuais. Pretende-se estimular os alunos a participarem ativamente nas aulas e no processo (voluntário) de avaliação contínua, desenvolvendo a sua capacidade crítica e as suas aptidões para um estudo pessoal eficaz.
Serão privilegiados os métodos ativos através, nomeadamente, da utilização de um trabalho de grupo, trabalho individual (plano de negócio) e role-playing.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:
Avaliação contínua, com os seguintes elementos:
1) Trabalho de grupo ¿ Estudo de uma empresa inovadora ¿ 20%
2) Trabalho individual que será apresentado e defendido pelos alunos
a) Ideia de negócio fundamentada e exequível ¿ 10%
b) Plano de negócio ¿ 40%
c) Apresentação e defesa ¿ 15%
3) Participação ativa em sala de aula ¿ 15%

Bibliografia principal

Delaire, G. (1986). Commander ou motiver? Paris: Les Éditions d¿Organization.
Cunha, M. P., Rego, A., Cunha, R. C. & Cabral-Cardoso, C. (2007). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. Lisboa: Editora RH.
Ferreira, M. P., Santos, J. C. & Serra, F. R. (2010). Ser Empreendedor ¿ Pensar, Criar e Moldar a Nova Empresa. Lisboa: Edições Sílabo.
Saraiva, P. M. (2011). Empreendorismo. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
Sarkar, S. (2014). Empreendorismo e Inovação. Lisboa: Escolar Editora.
Silva, E. S. & Monteiro, F. (2014). Empreendorismo e Plano de Negócio. Porto: Vida Económica