Universidade Lusófona do Porto

Gestão de Recursos Humanos

Curso

Ciências de Engenharia Aeroespacial

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

135 | 60

Código

ULP1393-523

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Modalidade de Ensino

Face-a-face

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1 A Gestão dos Recursos Humanos ¿ conceitos, contexto, envolventes, atividades e desafios
2 Análise das funções dos Recursos Humanos
3 Avaliação do desempenho
4 Seleção e Recrutamento
5 Gestão de carreiras
6 Sistemas de recompensas

Objetivos

1 - Retratar a origem histórica da função de RH e enquadrá-la no âmbito organizacional.
1.1 - Definir a GRH e destacar os seus principais objetivos/desafios.
1.2 - Descrever as várias atividades/funções/responsabilidades que podem estar relacionadas com a função de RH.
2 - Compreender e descrever as principais etapas de um plano de avaliação de funções no âmbito dos RH.
3 - Planear a justificar as principais fases da avaliação de desempenho.
4 - Distinguir entre seleção e recrutamento e identificar as principais etapas de ambos os processos.
5 - Compreender o conceito de carreira.
5.1 - Planear e descrever as principais etapas de um plano de gestão de carreiras.
6 - Distinguir entre os vários elementos de um sistema de recompensas.
6.1 - Planear um sistema de recompensas.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Interpretar o enquadramento/contexto da função de Recursos Humanos.
Aprender a gerir pessoas tendo em vista o melhor desempenho das organizações e a realização pessoal dos seus membros.
Identificar os principais conceitos do RH no diagnóstico e Intervenção organizacionais.
Relacionamento Interpessoal.
Orientação para o espírito crítico.
Abertura à inovação.
Comunicação Interpessoal.

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas são compostas por uma parte teórica, complementada com a resolução de exercícios e de casos práticos. Os estudantes são encorajados a participar na discussão dos vários temas e são privilegiados exemplos práticos aplicados ao mercado de trabalho.
O método de avaliação estipulado é o contínuo, o que implica que cada aluno deverá ser avaliado em função de quatro elementos:

Frequência (sem consulta) (35%)
Case study (em grupo) (20%: 40% oral + 60% escrita) Para realizar em sala (por escrito) e discutir na semana seguinte
Trabalho de grupo para entrega e apresentação/defesa (25%: 40% oral + 60% escrita)
Participação ao longo das aulas (20%). Serão realizadas três aulas práticas (de discussão). As datas e o número das aulas práticas poderão sofrer alteração, conforme a dinâmica das sessões. A nota atribuída à participação será baseada, na totalidade, nestas aulas práticas.

Bibliografia principal

Antunes, M. S. (2013). Gerir Pessoas 14 exemplos de boas práticas em Portugal. Lisboa: Sílabo.
Câmara, P. B., Guerra, P. B. & Rodrigues, J. V. (2010), Novo Humanator Recursos Humanos & Sucesso Empresarial (2ª ed.), Lisboa: Dom Quixote.
Chiaventao, I. (2009), Gestão de Pessoas (3ª ed.), Rio de Janeiro: Campus.
Gomes, J. F. et al (2010), Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano (2ª ed.), Lisboa: Sílabo.
Neves, A. L. & Costa, R. F. (2012), Gestão de Recursos Humanos de A a Z, Lisboa: RH.
Peretti, J. (2001), Recursos Humanos (3ª ed.), Lisboa: Sílabo.
Sekiou, L. et al (2009), Gestão dos Recursos Humanos, Lisboa: Piaget.