Universidade Lusófona do Porto

Controlo e Dinâmica de Voo

Curso

Ciências de Engenharia Aeroespacial

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

135 | 60

Código

ULP1393-13539

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Modalidade de Ensino

Face-a-face

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Fundamentos de dinâmica de corpo rígido
- Cinemática
- Equações do movimento
- Momentos de Inércia
- Rotações

Voo Espacial
Dinâmica de atitude de um satélite
- Controlo de Atitude
- Estabilização
Dinâmica de um foguetão
- Equações de movimento
- Equação do impulso
- Performance do Foguetão
- Foguetões Multi-estágios

Voo Atmosférico
Equilíbrio estático e compensação
Equações de Movimento
- Linearização das equações
- Derivadas de estabilidade
- Funções de Transferência
Estabilidade Dinâmica de Aviões
- Estabilidade Dinâmica Longitudinal
- Estabilidade Dinâmica Lateral

Objetivos

Familiarizar os estudantes com os princípios básicos da estabilidade e controlo de voo espacial e atmosférico e a sua aplicação no estudo e caracterização da performance de veículos aeroespaciais, utilizando métodos analíticos e numéricos.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

- Compreensão da modelação matemática da dinâmica de veículos aeroespaciais;
- Compreensão da estabilidade estática de aeronaves;
- Compreensão da resposta dinâmica de aeronaves;
- Capacidade para usar ferramentas computacionais na modelação da dinâmica de aeronaves e veículos espaciais.

Metodologias de ensino e avaliação

Nas aulas de cariz teórico, a exposição teórica do conteúdo programático é acompanhada da apresentação de exemplos práticos. As aulas de prática laboratorial serão reservadas para a resolução de exercícios e a realização de vários momentos de avaliação. Avaliação contínua:Durante o semestre, haverá 5 momentos de avaliação em que os estudantes terão de resolver uma ficha de problemas proposta pelo professor de forma individual, durante 20 minutos. Após esse período, serão constituidos grupos que irão resolver a mesma ficha, tendo 30 minutos para o fazer. A classificação de cada estudante em cada ficha irá corresponder à média entre o resultado individual e o resultado em grupo. Ao todo, estas fichas correspondem a 25%da nota final. No início das aulas será proposto um trabalho computacional, cujo relatório individual será entregue pelo estudante na última semana de aulas. Este trabalho corresponde a 25% da nota final. Na última aula será realizado um teste que irá corresponder a 50%.

Bibliografia principal

- H. Curtis, Orbital Mechanics for Engineering Students, 2 edition, 2010 (Butterworth-Heinemann, Elsevier, Oxford, UK ) ISBN-10: 0123747783
- M. V. Cook, Flight Dynamics Principles, 3rd edition, 2012 (Butterworth-Heinemann, Elsevier, Oxford, UK ) ISBN-10: 0080982425
- T. Yechout, Introduction to Aircraft Mechanics, 2003 (American Institute of Aeronautics & Astronautics) ISBN-10: 1563475774