Universidade Lusófona do Porto

Trump It

Video Instalação no Estúdio da Universidade Lusófona do Porto dia 04 de Julho, das 17h00 às 20h00

Convívio

Data

-

Universidade Lusófona do Porto

Eugénia Ventura
f2331@ulp.pt

04 Julho 2017

Em 2015, foi-se conhecendo os candidatos para a presidência dos Estados Unidos da América. Nessa corrida, desde cedo, um candidato demonstrou uma posição de destaque. Não pelo seu entusiasmo, personalidade ou carisma, mas sim, pela sua história e pelas suas declarações, muitas vezes polémicas. O seu nome é Donald Trump. 

Foi com expetativa, apreensão, espanto que os cibernautas têm reagido
à vitória de Trump nas eleiçõe  presidenciais americanas. Desde então o nome do 45º presidente dos EUA é um dos assuntos mais comentados nos meios digitais, e as piadas não tardaram a invadir as redes sociais.

Neste contexto, e enquadrado na unidade curricular de Cultura e Arte em Rede, do mestrado em Comunicação, Redes e Tecnologias, surge a vídeo instalação designada “Trump It”, que pretende demonstrar este fenómeno virtual e que irá realizar-se no próximo dia 4 de julho, às 17h, no Estúdio da Universidade Lusófona do Porto.

A internet foi assolada com uma avalanche de publicações, dos quatro cantos do mundo – desde manchetes de jornais, revistas, às publicações do candidato na sua conta oficial do Twitter e também às sátiras. 

O candidato republicano, hoje, presidente dos Estados Unidos, tem sido o alvo predileto para a realização de memes, gifs ou vídeos. As publicações ironizam as mais variadas situações do novo morador da Casa Branca. As sátiras que começaram ainda durante a campanha presidencial, prosseguem até aos dias de hoje.